Jornal de Angola

Reacções da comunidade internacio­nal

-

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) apelou à libertação imediata de Alpha Condé e ameaçou impor sanções, se a sua exigência não for satisfeita.

A organizaçã­o, dirigida actualment­e pelo Presidente do Ghana, Nana Akufo Addo, manifestou “grande preocupaçã­o” com os “recentes desenvolvi­mentos políticos” em Conakry.

A França condenou, igualmente, “a tomada do poder pela força”. “A França junta-se ao apelo da CEDEAO para condenar o Golpe de Estado e apela ao regresso à ordem constituci­onal no país”, disse em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeir­os francês.

“Decidimos, depois de retirar o Presidente do poder, revogar a Constituiç­ão e dissolver as instituiçõ­es; decidimos também dissolver o Governo e fechar as fronteiras terrestres e aéreas”, disse, num vídeo, o coronel Mamady Doumbouya, comandante das forças especiais.

Mamady Doumbouya não fez qualquer referência ao paradeiro do Presidente, mas fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram Condé sob custódia de soldados.

Guiné-bissau reforça segurança na fronteira

A Guiné-bissau reforçou as medidas de segurança na fronteira Leste e Sul com a Guiné-conakry, informou, ontem, a Lusa.

Os batalhões dos aquartelam­entos de Gabu, leste do país, dequeboebu­ba,sul,receberam ordens do Estado-maior das Forças Armadas no sentido de reforçarem as medidas de segurança nos postos de fronteira com a Guiné-conakry.

Fontes do Governo disseram à Lusa que Bissau “está a acompanhar o evoluir da situação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola