Jornal de Angola

Seis palestinia­nos fogem de prisão de alta segurança

Um dos fugitivos, Zakaria al-zubeidi, era chefe das Brigadas dos Mártires de Al-aqsa, o braço armado da ressistênc­ia da Palestina do partido Fatah , liderado por Mahmud Abbas

-

Seis palestinia­nos, entre os quais um ex-líder de um grupo armado, evadiram-se, ontem, de uma prisão de alta segurança de Israel, através de um túnel escavado sob um lavatório, desencadea­ndo uma vasta caça ao homem.

Antes do amanhecer, os serviços prisionais israelitas disseram que um primeiro alarme foi accionado por volta das 03:00 locais, enquanto residentes alegaram ter visto “pessoas suspeitas” próximo da prisão de Gilboa, onde estão presos centenas de palestinia­nos.

Os mesmos serviços indicaram estar a transferir os cerca de 400 prisioneir­os de Gilboa, detidos por “crimes ligados à segurança”, para evitar que escapem por outros túneis que possam ter sido escavados.

A rara evasão ocorre no mesmo dia em que Israel começa a temporada de festas judaicas, iniciada ontem à noite com o Rosh Hashana (ano novo).

A Polícia Israelita lançou uma vasta caça ao homem e o Exército disponibil­izou meios de observação aéreos e preparou as tropas para intervir se necessário na Cisjordâni­a, território palestinia­no ocupado desde 1967.

Um jornalista da agência France Press constatou um reforço dos soldados nos arredores da cidade de Jenin, no Norte da Cisjordâni­a.

Um dos fugitivos, Zakaria al-zubeidi, era chefe das Brigadas dos Mártires de Alaqsa, o braço armado do partido Fatah do Presidente da Autoridade Palestinia­na, Mahmud Abbas, naquela grande cidade Cisjordana.

Segundo a imprensa israelita, os evadidos podem já ter regressado à Cisjordâni­a, que tem algumas áreas onde a segurança é controlada por unidades palestinia­nas.

O Primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, considerou a evasão “um incidente muito grave” e indicou estar a acompanhar a busca dos fugitivos em tempo real.

O movimento islâmico palestinia­no Hamas, no poder na Faixa de Gaza, e a Jihad Islâmica, um dos principais grupos armados palestinia­nos, saudaram a evasão.

“É um acto heróico e corajoso, uma vitória da vontade e determinaç­ão dos nossos heróicos prisioneir­os, um verdadeiro revés para o sistema de segurança sionista, que a ocupação apresenta como o melhor do mundo”, declarou Fawzi Barhum, porta-voz do Hamas, citado num comunicado.

O movimento islâmico palestinia­no Hamas, no poder na Faixa de Gaza, e a Jihad Islâmica, um dos principais grupos armados palestinia­nos, saudaram a evasão

 ?? DR ?? Palestinia­nos do partido armado Fatah fugiram por um túnel escavado sob um lavatório
DR Palestinia­nos do partido armado Fatah fugiram por um túnel escavado sob um lavatório

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola