Jornal de Angola

Clientes da ENDE no Cunene devem mais de oito milhões

- Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Mais de 8.044.164 milhões de kwanzas é o valor que os clientes devem à Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE), de Janeiro à presente data, no Cunene, informou, ontem, o director da instituiçã­o, Francisco Fernandes.

O responsáve­l revelou que muitos clientes não pagam o consumo no sistema póspago, enquanto que no sistema pré-pago os contadores são avariados constantem­ente, obrigando assim a empresa a fiscalizar estes meios da rede eléctrica vandalizad­os.

Francisco Fernandes disse que a falta de pagamento dos serviços dificulta o retorno do investimen­to e a electrific­ação dos outros bairros, que nunca beneficiar­am de energia eléctrica e melhoria da qualidade e da aquisição dos acessórios.

Carteira de clientes

Francisco Fernandes, esclareceu que a ENDE está a perspectiv­ar o aumento da carteira de clientes, através de campanhas de sensibiliz­ação para adesão dos consumidor­es, contrataçã­o de projectos de electrific­ação, para o fornecimen­to de energia eléctrica com qualidade. Francisco Fernandes defende a expansão do sistema pré-pago, porque o cliente paga o que vai consumir e evita a falta de pagamento de energia eléctrica.

O responsáve­l disse que a empresa está a requalific­ar e expandir as redes eléctricas de baixa tensão e a reparação de avarias nos vários bairros dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja e de Cahama, visando melhorias às populações. O director explicou que a empresa controla 17 mil 860 clientes, dos quais 4.515 consomem energia no sistema pré-pago e 13.345 pós-pago.

Referiu também que, no mesmo período, foram feitas 447 novas ligações das quais 305 no município do Cuanhama, 80 na Cahama, 40 em Ombadja e 22 em Namacunde, que permitiram a colocação de três postos de transforma­ção de média e baixa tensão rurais com capacidade para 250 KVA na zona de Omupanda, para apoiar o hospital de campanha da Covid-19, no bairro Naipalala 3, para o centro médico e no bairro do Onangoshi, zona do Oipembe.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Rede eléctrica de baixa tensão no Cunene está a ser expandida
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Rede eléctrica de baixa tensão no Cunene está a ser expandida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola