Jornal de Angola

Dimensão cultural de Neto em mostra de pintura digital

“Ainda o Meu Sonho” é o título da exposição colectiva dos irmãos Jamil Parasol e Jurema Vaztok patente até 30 deste mês, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda

- Mário Cohen

A dimensão artística e cultural dos poemas de António Agostinho Neto está patente na exposição colectiva de pintura digital “Ainda o Meu Sonho”, dos Irmãos Jamil Parasol e Jurema Vaztok, inaugurada segunda-feira, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, em homenagem ao Fundador da Nação.

A mostra, que fica patente até ao dia 30 deste mês, reúne um conjunto de 14 obras de pintura e instalação produzidas em duas semanas. Jamil Parasol, um dos autores da exposição, revelou ao Jornal de Angola, que doravante irá realizar regularmen­te vários eventos, tendo como prioridade a pintura digital.

O artista reconheceu ter ainda muito caminho a percorrer no mundo das artes plásticas, tendo revelado que a única obra de Agostinho Neto que leu é “Ainda o Meu Sonho”, livro do qual explorou os poemas para produzir os quadros de pintura para essa primeira exposição da carreira artística.

O director municipal do Turismo e Cultura de Talatona, John Bella, frisou que a exposição de pintura digital imersiva “Ainda o Meu Sonho”, em homenagem ao Fundador da Nação, tem como objectivo celebrar o centenário do primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto, a assinalar-se no dia 17 de Setembro de 2022.

Com essa actividade, explicou, o município de Talatona dá início a uma série de actividade­s culturais agendada para o mês do Herói Nacional, com finalidade de enaltecer os feitos de Neto enquanto estadista, médico e homem de cultura.

O administra­dor do município de Talatona, Rui Josefe Duarte, disse ser importante enaltecer os feitos de Agostinho Neto, como homem de cultura e político, num mês em que a nação rende homenagem ao Poeta Maior, pelo seu contributo na luta de libertação do povo angolano contra os colonialis­tas portuguese­s, tendo elogiado o trabalho de pintura dos manos Jamil Parasol e Jurema Vaztok, exposto no CCTA.

Rui Josefe Duarte garantiu que a Administra­ção de Talatona vai apoiar os artistas que têm projectos no sentido de ajudar no desenvolvi­mento da cultura local, assim como os artistas das várias disciplina­s artísticas a divulgarem e promoverem os seus trabalhos.

 ??  ??
 ?? RAFAEL TATY | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Parasol e Vaztok apresentam mostra que faz a ponte entre o pensamento e a obra do Poeta Maior
RAFAEL TATY | EDIÇÕES NOVEMBRO Parasol e Vaztok apresentam mostra que faz a ponte entre o pensamento e a obra do Poeta Maior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola