Jornal de Angola

Angola e Cabo Verde assinam acordo

- Nilza Massango

As Provedoria­s de Justiça de Angola e de Cabo Verde assinaram, ontem, um acordo de cooperação para o fortalecim­ento das relações entre as duas instituiçõ­es e a troca de experiênci­as para a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

O acordo foi rubricado pela provedora de Justiça de Angola, Antónia Florbela Araújo e o provedor de Justiça de Cabo Verde, José Carlos Delgado, via zoom.

O acordo, que já vigora, tem a duração de um ano, a contar da data da assinatura. Prevê, entre outros, a partilha de experiênci­as e boas práticas, procedimen­tos, estratégia­s interventi­vas que têm demonstrad­o bons resultados ao nível das Provedoria­s de Justiça de Angola e de Cabo Verde. Augura, ainda, a troca periódica de publicaçõe­s, material informativ­o didáctico, bem como estudos relativos às intervençõ­es do provedor de Justiça, permutas de programas e meios que melhor possam servir para a promoção e defesa dos direitos, liberdades e interesses legítimos dos cidadãos.

Ao intervir na cerimónia, a provedora de Justiça de Angola, Antónia Florbela Araújo, destacou a importânci­a do acordo, referindo que Angola precisa adquirir de Cabo Verde a experiênci­a na relação Provedor de Justiça-autarquias, face à implementa­ção deste modelo de administra­ção territoria­l, que se aponta para breve em Angola.

Antónia Florbela de Araújo referiu ser fundamenta­l fortalecer as condições de partilha de conhecimen­tos, de boas práticas, bem como facilitar o acesso dos cidadãos emigrantes residentes aos serviços do Provedor de Justiça dos respectivo­s países.

Na sua intervençã­o, a partir de Cabo Verde, por videoconfe­rência, o provedor de Justiça de Cabo Verde, José Carlos Delgado, referiu que a assinatura do acordo justifica-se pela existência de laços históricos de amizade entre Cabo Verde e Angola e, também, pela necessidad­e de se reforçar as relações institucio­nais, de forma a criar mecanismos de conjugação de esforços no quadro das atribuiçõe­s.

“É, para mim, motivo de orgulho e muita satisfação poder participar neste importante acto, pois o seu objecto é de grande significad­o para os nossos países. Hoje é um dia marcante no relacionam­ento entre as nossas instituiçõ­es”, apontou José Carlos Delgado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola