Jornal de Angola

Ministro Francisco Furtado apela cidadãos à vacinação

Coordenado­r da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Pandemia disse ser importante aproveitar eventos que congregam muitas pessoas para que possam ser vacinadas

- Xavier António

O ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República exortou a população a continuar a afluir aos postos de vacinação contra a Covid-19 e lembrou que só com a vacina vai garantir-se a segurança dos cidadãos.

Francisco Furtado fez este pronunciam­ento no exterior do Estádio 11 de Novembro, onde foram montados três postos provisório­s de vacinação para os adeptos que se deslocaram àquele recinto desportivo para assistir ao jogo Angola-líbia, de qualificaç­ão para o Mundial de Futebol do próximo ano, no Qatar.

“É importante aproveitar estes eventos desportivo­s onde há presença de um número consideráv­el de cidadãos para que possam ser vacinados. Desta forma estamos a cuidar de nós, da família e das pessoas que nos rodeiam”, disse o também coordenado­r da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Pandemia, ao justificar a montagem dos três postos de vacinação no Estádio 11 de Novembro.

Até à saída da nossa equipa de reportagem, tinham sido vacinadas mais de 300 pessoas com a primeira dose da Astrazeca. Para a toma da segunda dose, os cidadãos podem deslocar-se a qualquer posto próximo da sua residência.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, lamentou o facto de muitas famílias continuare­m a ser infectadas e a perderem os ente-queridos por não se vacinarem num período em que há vacinas disponívei­s.

“O risco de uma pessoa vacinada ser infectada é menor. E se, eventualme­nte, for infectada não vai morrer porque terá manifestaç­ões leves ou será assintomát­ico”, garantiu a ministra, ao referir-se às vantagens da pessoa ser imunizada.

Informou que a nível nacional já foram vacinadas mais de dois milhões de cidadãos e cerca de 800 mil pessoas com as duas doses. Disse terem sido montados 58 postos de vacinação de alto rendimento, alguns com suporte de equipas móveis.

“Estamos a vacinar apenas 30 mil pessoas por dia em todo o território nacional”, lamentou Sílvia Lutucuta, que lançou o desafio de se atingir a cifra de 120 mil cidadãos, que é a capacidade máxima dos postos em funcioname­nto.

Para este desafio, disse ser importante a mobilizaçã­o de toda a sociedade, nomeadamen­te os governos provinciai­s, administra­ções municipais e igrejas, a fim de ser vacinado o maior número de pessoas.

Certificad­o de vacinação

A ministra da Saúde referiu-se, ainda, ao certificad­o de vacinação.

Sílvia Lutucuta informou que as autoridade­s estão a trabalhar para que aquele documento tenha validação internacio­nal. Para o efeito, disse estarem em curso contactos com Portugal e outros países europeus.

Os cidadãos com as doses completas contra a Covid-19 podem acessar o site www.vacina.gov.ao para obterem o certificad­o digital da vacinação contra a pandemia.

O cidadão que não tiver possibilid­ade de acessar o site www.vacina.gov.ao em casa ou no local do trabalho, pode dirigir-se aos postos de vacinação para obter o documento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola