Jornal de Angola

Autoridade sanitária alerta para compra de cartões de vacinação

-

A Alta Comissaria contra a Covid-19 na Guiné-bissau, a médica Magda Robalo, denunciou ter informaçõe­s de pessoas que estariam a tentar comprar cartão de vacina, sem terem recebido os imunizante­s.

Falando, segunda-feira, durante o balanço semanal da evolução da pandemia da Covid-19 no país, Magda Robalo disse ter informaçõe­s de tentativa de compra de cartão da vacina como também de suborno dos agentes da vacinação para ganhar vantagens nas filas para a imunização.

Robalo considera os dois actos “criminosos” e apela às pessoas a denunciare­m qualquer das situações à Polícia Judiciária.

"Temos conhecimen­to do que existem pessoas que estão a fazer de tudo para adquirir o cartão da vacina contra a Covid-19 sem tomar a vacina. Este acto é um crime e condenável. Por isso, aumentamos o controlo do nosso sistema da emissão de cartões de vacina" assegurou a médica.

A Alta Comissária lembrou que tanto a vacina como os testes de despistage­m da Covid-19 são gratuitos. Actualment­e, existe apenas um centro de despistage­m rápido em Bissau, mas Magda Robalo anunciou “para breve” a abertura de mais dois.

Sobre a evolução da pandemia, a médica afirmou que na semana de 30 de Agosto último a 5 de Setembro, a Guiné-bissau registou 136 novos casos da infecção, quatro óbitos por Covid-19 e teve 187 pessoas dadas como recuperada­s da doença.

O país contava até segunda-feira 5.902 casos acumulados e 121 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, em Março de 2020.

Magda Robalo assinalou que a “ligeira descida” de casos de infecção e de mortes, “devese, em parte”, às medidas de restrições impostas pelo Governo, por sugestão do Alto Comissaria­do contra a Covid19, entre os quais um recolher obrigatóri­o parcial, ao abrigo de estado de calamidade sanitária em vigor no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola