Jornal de Angola

Dande conhece detalhes do Projecto Integrado

Terminal de Desenvolvi­mento foi apresentad­o à população local e prevê a construção de infra-estruturas portuárias

- José Bule | Caxito

conta que o nosso foco também é acelerar o processo jovem de Cabinda de modo particular e de Angola em geral. Devem trabalhar com muita responsabi­lidade e que acreditem na evolução do projecto” sublinhou Hortência Carla da Costa Pike para quem o projecto é nacional e extensivo aos demais municípios da província de Cabinda.

A administra­dora do município de Cabinda, Berta Marciano, disse que os meios entregues aos AMAP, “vão dar uma outra dinâmica à nossa economia e porque não ao empreended­orismo, já que serão o elo de ligação entre o produtor e o sector de economia”. O agente municipal, Filipe Bartolomeu Massuela, disse que os meios que acabou de beneficiar, vão facilitar a busca de informaçõe­s junto dos produtores locais, ou seja do município de Cabinda e uma vez publicadas no portal do produtor nacional, os inestidore­s e outras pessoas interessad­as estarão assim melhor informadas sobre a realidade sócio produtiva desta localidade.

O projecto do Terminal de Desenvolvi­mento Integrado da Barra do Dande e Zona Franca, aprovado recentemen­te pelo Executivo, para garantir maior segurança alimentar, segurança dos combustíve­is e energética, bem como o desenvolvi­mento económico e industrial da região e do país, foi apresentad­o, ontem, em Caxito, aos membros do Governo da Província do Bengo, da sociedade civil e às autoridade­s tradiciona­is.

Criado no âmbito da estratégia do Estado angolano, para o desenvolvi­mento económico e social do país, a Zona Franca de Desenvolvi­mento Integrado da Barra do Dande (ZFDIBD), incluindo um terminal portuário, será implementa­do no município do Dande, província do Bengo, e está compreendi­da no contexto da reserva fundiária do Estado, constituíd­a ao abrigo do decreto nº 62/07, de 13 de Agosto, cuja área total é de 197.287 quilómetro­s quadrados e uma extensão de 76,46 quilómetro­s.

Em consequênc­ia do trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Multissect­orial e Sub-grupo técnico para a condução do Terminal de Desenvolvi­mento Integrado da Barra do Dande, o Titular do Poder Executivo, por meio do Despacho Presidenci­al nº 62/07, de 13 de Agosto, aprovou a criação da ZFDIBD, numa área de 5.465 hectares, tendo designado como entidade gestora, a Sociedade de Desenvolvi­mento da Barra do Dande SA.

O projecto prevê a construção de infra-estruturas portuárias adequadas para apoio à Zona Franca; criação de reservas estratégic­as nacionais visando a segurança alimentar, segurança de combustíve­is e segurança energética; e garantir o desenvolvi­mento industrial, imobiliári­o e turístico da região.

O objectivo é proporcion­ar um rápido desenvolvi­mento da região, em particular, e do país, em geral; criar empregos em massa para as populações locais, quer na realização das obras, quer no âmbito da operaciona­lização do projecto da ZFDIBD.

Workshop

No decorrer do Workshop de Apresentaç­ão do Projecto do Terminal de Desenvolvi­mento Integrado da Barra do Dande e Zona Franca (TDIBD – ZF), promovido pelo Governo Provincial do Bengo, no auditório General Foguetão, o vicegovern­ador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, disse que o projecto é consequênc­ia da visão estratégic­a do Titular do Poder Executivo, no sentido da criação de reservas estratégic­as nacionais, para garantir a existência de capacidade de resposta aos fenómenos fortuitos, por meio do armazename­nto de produtos essenciais e suficiente­s, garantindo o abastecime­nto regular à população.

“É neste sentido que foi orientada a criação de um Terminal de Desenvolvi­mento Económico Integrado na Barra do Dande e Zona

Franca, com vista a garantir a segurança alimentar, segurança dos combustíve­is, segurança energética e o desenvolvi­mento económico e industrial”, disse.

Segundo o vice-governador Agostinho da Silva, a implementa­ção do projecto em causa deve ser de carácter urgente, por constituir-se numa importante “ferramenta - chave” e um marco referencia­l para o Executivo angolano, para que as intervençõ­es dos sectores público – privados possibilit­em alcançar o objectivo comum de erradicaçã­o da fome e redução significat­iva da pobreza em Angola.

Agostinho da Silva referiu que o Governo Provincial do Bengo está preocupado com o constante cresciment­o de construçõe­s anárquicas dentro do perímetro de implementa­ção do projecto do TDIBD – ZF, bem como na zona envolvente.

O governante destacou, por outro lado, as possibilid­ades de integração das empresas existentes no perímetro de implementa­ção do projecto, tais como a ADA Siderurgia, Angoflex, Sino Ord Parquel Industrial, Terminal Oceânico da Sonangol, bem como o projecto da empresa Dubai Investimen­t Internacio­nal Angola, LDA “que representa­m para a província, associadas a TDIBD – ZF, um forte catalisado­r e gerador de sinergias fundamenta­is para o alcance do desiderato do desenvolvi­mento socioeconó­mico da região”.

Para o administra­dor municipal do Dande, Cândido Cadifete, o projecto vai garantir melhores condições de vida às populações locais, e representa um exemplo vivo de que o Executivo está empenhado em implementa­r projectos que vão ajudar a alavancar a economia nacional.

O objectivo é proporcion­ar um rápido desenvolvi­mento da região, em particular, e do país, em geral; além de criar empregos em massa para as populações locais

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Criação de reservas estratégic­as nacionais consta do plano apresentad­o pelo Governo
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Criação de reservas estratégic­as nacionais consta do plano apresentad­o pelo Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola