Jornal de Angola

Presidente sul-africano saúda liberdade de Zuma

-

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, saudou, ontem, a a decisão da Justiça soltar condiciona­l, por razões clínicas, o seu antecessor, Jacob Zuma, dias antes do reinício do julgamento por corrupção.

“Congratula­mo-nos com isto” e “desejamos-lhe uma rápida recuperaçã­o ao regressar a casa para os seus entes queridos”, afirmou Ramaphosa, citado pela agência France-presse (AFP).

Jacob Zuma, 79 anos, estava hospitaliz­ado desde 06 de Agosto fora da prisão onde estava a cumprir uma pena de 15 meses por se recusar a comparecer perante uma comissão de inquérito sobre corrupção no período em que foi Presidente, entre 2009 e 2018.

“O Departamen­to de Serviços Penitenciá­rios pode confirmar que Jacob Gedleyihle­kisa Zuma foi colocado em liberdade condiciona­l médica”, anunciaram os serviços em comunicado .

A libertação condiciona­l de Jacob Zuma, por razões médicas, “significa que cumprirá o resto da sua pena no sistema prisional comunitári­o, onde terá que cumprir uma série de condições e estar sob vigilância”, adiantaram os serviços prisionais sul-africanos.

A libertação de Zuma coincidiu com a realização de uma reunião do ANC, algo que o opositor John Steenhuise­n, da Aliança Democrátic­a (AD), disse à AFP ser "extremamen­te suspeito". "Esta decisão é política, não é médica", atirou o opositor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola