Jornal de Angola

Belas Shopping acolhe exposição fotográfic­a

-

Pessoa” é o título da exposição fotográfic­a sobre a vida e obra de Agostinho Neto, que está patente desde sexta-feira até 30 deste mês na Praça Central do Belas Shopping, em Luanda, uma iniciativa do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN).

A mostra traz a público aspectos relativos à vida de Neto em família, um painel dedicado ao homem, com outros líderes mundiais e algumas premiações. Dos retratos expostos destacamse fotos com alguns estadistas mundiais e nacionalis­tas angolanos como o general Henrique Teles Carreira “Iko Carreira”, primeiro ministro da Defesa de Angola de 1975 a 1980 durante a guerra civil, Holden Roberto, líder e fundador da FNLA, Pedro Maria Tonha “Pedalé” e o antigo Presidente da República de Cuba, Fidel de Castro.

O chefe de Departamen­to da Acção Cultural do MAAN, Rigoberto Fialho, disse à Angop ser objectivo do MAAN levar a exposição a outras províncias, aguardando por financiame­nto para que o objectivo se materializ­e.

“Vamos apresentar a exposição durante o mês, mais em paralelo temos outras actividade­s. Dia 15 teremos, em conjunto com o GPL, uma exposição no Largo da Independên­cia, inserida no âmbito das festividad­es do aniversári­o de Neto”, reforçou.

Avançou que o visitante pode ver e conhecer mais sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, o homem da cultura, o médico, político e o ser humano que era Neto.

O responsáve­l considera vasta a obra de Agostinho Neto, razão pela qual não se consome em apenas um mês.

António Agostinho Neto nasceu aos 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 de Setembro de 1979. Como primeiro Presidente de Angola proclamou a Independên­cia do país do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.Como homem de cultura, Agostinho Neto foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA), instituiçã­o de que foi o primeiro presidente.

 ??  ?? “Neto na Primeira
“Neto na Primeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola