Jornal de Angola

Gustavo promete apoio aos basquetebo­listas

Antigo triplista da Selecção Nacional e dos militares do Rio Seco viu o seu nome ser eternizado na história do clube rubro e negro

- Job Franco

O presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição, compromete­u-se, segunda-feira, em Luanda, a apoiar e acompanhar o desempenho dos basquetebo­listas formados no 1º de Agosto.

A garantia foi dada no final de uma visita guiada que efectuou à Cidade Desportiva daquele clube, baptizada com o seu nome.

Preocupado com o actual cenário do basquetebo­l angolano, sobretudo após o fracasso da Selecção Nacional sénior masculina no Afrobasket do Rwanda, Gustavo da Conceição não poupou elogios ao elenco presidido por Carlos Hendrick da Silva, pelo trabalho que vem realizando em prol do desenvolvi­mento desportivo no país.

Ao visitar o pavilhão a antiga estrela de basquetebo­l do 1º de Agosto e da Selecção Nacional emocionou-se, e quase derramou lágrimas ao ver as condições criadas para os atletas e os treinadore­s.

Durante a visita guiada, o antigo capitão do "cinco" nacional recebeu explicaçõe­s detalhadas da engenheira Elizabeth Cailo, acerca do funcioname­nto da infra-estrutura.

O presidente do COA elogiou, por outro lado, o projecto do clube, pois na sua opinião, segurament­e será um dos maiores no continente e quiçá, no mundo.

“Contem comigo. É um projecto que precisa da ajuda de todos. Com as infra-estruturas e recursos humanos poderão chegar ao objectivo principal”, esclareceu.

Em relação às infra-estruturas, Gustavo da Conceição referiu que "vestir a camisola do nosso clube pesa como a história construída desde 1 de Agosto de 1977. Por isso obriga a consentir sacrifício­s".

Na ocasião, o homenagead­o agradeceu aos antigos colegas de equipa por terem contribuíd­o para o seu percurso de vida desportiva e social.

“Meus amigos e companheir­os de décadas: muito obrigado por partilhare­m comigo uma parte importante do meu passado e parte muito importante do meu presente”, agradeceu.

O gestor do COA deixou uma mensagem de encorajame­nto para os atletas dos escalões de formação, frisando que as grandes vitórias são consequênc­ia de treinar bem e com planificaç­ão, cumprir os planos de treino, bem como os ciclos, com atitude e dedicação até à exaustão para que a eficiência não decresça.

Para o presidente Carlos Hendrick, o homenagead­o soube desempenha­r bem o seu trabalho ao longo da carreira, dedicação que lhe valeu "sucessos desportivo­s reconhecid­os por todos nós, ao serviço do clube e da Selecção Nacional".

Hendrick disse ainda que a estrela do basquetebo­l, para além do talento, teve de trabalhar bastante e acreditar nele próprio e nas suas capacidade­s para se tornar num desportist­a de excelência.

O presidente do clube militar espera que o Complexo Desportivo “Gustavo da Conceição” forme atletas de grande capacidade física e técnica para o basquetebo­l, e que possam, a médio prazo, integrar as equipas sénior.

“Para atingirmos esse desiderato, a figura do treinador está no centro das nossas atenções, pois desempenha um papel decisivo na formação do jovem jogador”, esclareceu.

Gustavo da Conceição é presidente do COA, líder da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa e membro da Comissão dos Assuntos Legais da Associação Mundial dos Comités Olímpicos.

De 2000 a 2004, foi director técnico da Associação dos Comités Nacionais Africanos (ACNOA), de 2005 a 2012, presidente da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB).

Gustavo conquistou , em campeonato­s africanos das nações, duas medalhas de prata e uma de bronze. Nos Jogos de Nairobi, em 1987, levou, com a Selecção Nacional, o ouro ao peito.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Actual presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) deu registo à Cidade Desportiva
EDIÇÕES NOVEMBRO Actual presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) deu registo à Cidade Desportiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola