Jornal de Angola

Angolanos na Guiné estão bem

-

Os angolanos radicados na República da Guiné encontrams­e bem, garantiu, ontem, ao Jornal de Angola, uma fonte da comunidade angolana, que pediu o anonimato.

Contactada para falar da situação dos angolanos que se encontram naquele país, depois do golpe de Estado de domingo que depôs o Presidente Alpha Condé, a fonte disse que a situação em Conacri, onde reside, “está calma”.

“Apesar de algumas instituiçõ­es, como a nossa Embaixada encontrare­m-se fechadas, a vida prossegue normalment­e. As pessoas circulam nas ruas e os mercados estão abertos. Hoje (ontem) mesmo fui às compras”, disse.

A mesma fonte destacou o facto de o golpe de Estado ter sido pacífico, sem derramamen­to de sangue. “Moro no mesmo bairro onde reside o Primeiromi­nistro e não ouvi tiros. Só me apercebi que houve golpe de Estado por volta das 11 horas” de domingo, afirmou.

Um grupo de oficiais das Forças Especiais, liderado por Mamady Doumbouya, deteve, na manhã de domingo, o Presidente Alpha Condé, de 83 anos, e tomou o poder. O golpe foi já condenado pela comunidade internacio­nal, incluindo pelo Governo angolano, que considerou o acto “anti-democrátic­o e inconstitu­cional, que violaospri­ncípiosdas­declaraçõe­s de Argel e de Lomé, da União Africana, de 1999 e 2000, sobre as mudanças inconstitu­cionais”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola