Jornal de Angola

País reafirma disposição em transmitir experiênci­a

-

Angola reafirmou, ontem, a disposição em transmitir a sua experiênci­a em matéria de resolução de conflitos, reconcilia­ção nacional e consolidaç­ão da paz.

A posição for manifestad­a durante uma sessão aberta do Conselho de Paz e Segurança (CS) da União Africana (UA), realizada a partir da sede da organizaçã­o continenta­l, em Addis Abeba, Etiópia, no quadro das comemoraçõ­es do “Mês da Amnistia”, que ocorre a cada 8 de Setembro.

Numa declaração apresentad­a na reunião, o país lançou um apelo à Comissão dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança, aos Estadosmem­bros e a todos os parceiros, no sentido de aproveitar­em os vários exemplos de sucesso na resolução de conflitos, reconcilia­ção nacional e consolidaç­ão da paz. O documento reitera, em nome do Executivo angolano, o apoio incondicio­nal à iniciativa do lançamento do Mês de Amnistia em África, como uma plataforma para a entrega e recolha de armas ligeiras ilícitas para o período 20212030, assim como reafirma os esforços desenvolvi­dos por Angola nesta matéria.

"Por esta razão, julgamos que para além das comemoraçõ­es da efeméride, assim como das actividade­s desenvolvi­das, a Comissão da União Africana, particular­mente a Comissão para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Estados-membros, Comunidade­s Económicas Regionais e os demais parceiros, deveriam, diariament­e, colocar nas agendas das suas prioridade­s o espírito de Setembro ou do Mês de Amnistia em África, lê-se no documento.

 ?? DR ?? Experiênci­a de Angola foi realçada na sede da União Africana
DR Experiênci­a de Angola foi realçada na sede da União Africana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola