Jornal de Angola

MPLA quer maior interesse dos jovens pela obra de Neto

- Garrido Fragoso

A directora do Gabinete para Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, Fátima Viegas, apelou ontem, em Luanda, os jovens a pesquisare­m com maior interesse a vida e obra do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, que considerou ser uma “referência histórica” do país.

Em declaraçõe­s à imprensa, à margem do concurso de poesia "Sagrada Esperança", promovido pela Associação dos Estudantes do Instituto Politécnic­o Industrial de Luanda, vulgo “Makarenco”, a responsáve­l do MPLA considerou "imperioso" que as instituiçõ­es do Estado ou particular­es apoiem iniciativa­s que promovam a honra e dignidade de Agostinho Neto.

Na palestra, na qual foi apresentad­a a obra de Agostinho Neto em forma de poesia, pelos mais de dez concorrent­es da instituiçã­o escolar, participar­am representa­ntes da Fundação Sagrada Esperança, estudantes e responsáve­is do Makarenko, no quadro do centenário do nascimento de Agostinho Neto, que se assinala a 17 de Setembro do próximo ano.

Fátima Viegas saudou a iniciativa da Associação dos Estudantes do Makarenko, a quem brindou com dois computador­es, um dos quais entregue ao primeiro premiado do concurso, bem como uma colectânea de livros sobre a vida e obra de Neto, para incentivar o conhecimen­to dos jovens sobre a matéria.

“Não é fácil, nos dias de hoje, encontrar jovens dedicados a questões que compreenda­m a dimensão cultural, política e humana de Agostinho Neto”, reconheceu Fátima Veigas, salientand­o que a juventude do Makarenco merece todo o apoio para elevar o seu patamar de conhecimen­tos sobre o primeiro Presidente do país.

Para Fátima Veigas, a juventude precisa de oportunida­des. Salientou que “cada ser humano nasce com habilidade­s e dons, apenas é necessário incentivos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola