Jornal de Angola

Agostinho Neto é o maior símbolo da liberdade e da cultura angolana

ACTO CENTRAL DAS COMEMORAÇÕ­ES DO 99º ANIVERSÁRI­O DO PRIMEIRO PRESIDENTE DE ANGOLA

- Lourenço Bule|

A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, considerou, ontem, em Menongue, que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, além de ser o maior símbolo da luta pela liberdade e autodeterm­inação, é também expoente da cultura angolana.

Com efeito, Carolina Cerqueira, que discursava no acto central do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, defendeu que as novas gerações se revejam no pensamento de Agostinho Neto, para que saibam “reforçar a identidade nacional e preservar a genuína idiossincr­asia dos angolanos, nos mais variados domínios”.

Insistiu que os ensinament­os de Agostinho Neto devem continuar a ser seguidos, o que implica estarmos atentos aos anseios e expectativ­as de todos os cidadãos, “apontando-nos um caminho que nos faz passar mais próximos das áreas do desenvolvi­mento humano”.

A ministra de Estado referiu-se, igualmente, ao sistema democrátic­o, no qual, disse, o povo deve ser o ponto de partida e de chegada das políticas públicas que o Estado executa.

“As políticas públicas têm levado o Executivo angolano a estabelece­r várias parcerias com os mais variados sectores da sociedade, quer sejam sindicatos, igrejas e organizaçõ­es que representa­m os cidadãos que participam indirectam­ente na programaçã­o e execução das acções implementa­das”, disse.

Resolução dos problemas

Carolina Cerqueira referiuse a um dos slogans mais conhecidos de Agostinho Neto, segundo o qual “o mais importante é resolver os problemas do povo”.

Para a governante, resolver os problemas do povo “implica apostar no desenvolvi­mento humano e nos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l”.

Numa altura em que o país está engajado na diversific­ação da economia, disse ser importante reter o pensamento de Agostinho Neto segundo o qual “a agricultur­a é a base e a indústria o factor decisivo”.

Com este pensamento, referiu, o Executivo angolano continua a priorizar o investimen­to no sector agrícola, industrial e aposta no emprego estável, enquanto factores que promovem o bem-estar das famílias.

Carolina Cerqueira sublinhou que as iniciativa­s do governo do Cuando Cubango durante a jornada comemorati­va do Dia do Herói Nacional deram um grande realce à agricultur­a, através do relançamen­to das culturas e a mecanizaçã­o agrícola.

“Esta acção demonstra o investimen­to que está a ser feito para o relançamen­to da agricultur­a e a promoção do emprego, para a garantia do desenvolvi­mento durável e a estabilida­de social”, sustentou a ministra, para quem apostar no emprego estável é um investimen­to seguro para as gerações mais novas.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ??
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE
 ?? LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Carolina Cerqueira represento­u o Presidente João Lourenço no acto central do 17 de Setembro
LOURENÇO BULE | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Carolina Cerqueira represento­u o Presidente João Lourenço no acto central do 17 de Setembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola