Jornal de Angola

Jovens e adolescent­es sabem pouco sobre Agostinho Neto “O meu sonho é conhecer o Memorial”

- André Sibi

Adolescent­es de Luanda ouvidos pelo Jornal de Angola mostraram saber pouco sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.

Rosa da Conceição António, aluna da 8ª classe, na escola nº 5008, vulgo Escola Oito, disse apenas que Agostinho Neto foi o primeiro Presidente de Angola e que, pelo que ouviu, “foi um bom Presidente e fez boas coisas”.

Suzana Miguel Lila estuda a 10ª classe, curso de Estatístic­a, no Instituto Médio de Economia de Luanda(imel). Aos 21 anos e, apesar de estudar próximo do Largo da Independên­cia, não se lembra o que o primeiro Presidente fez naquele local. Lamentou a ausência de actividade­s sobre Agostinho Neto, que ajudariam os adolescent­es a conhecer mais sobre a vida e obra do Fundador da Nação.

Quem mostrou ter algum conhecimen­to sobre a vida e obra de Neto é Gilvânia Zua, que estuda a 13 classe, no curso de Estatístic­a, também no IMEL. Explicou que Agostinho Neto entrou na História e memória colectiva dos angolanos por ter lutado e proclamado a Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Gilvânia referiu-se, igualmente,

Dizem que é aí onde está sepultado o corpo de Agostinho Neto, mas como chegar lá?”, questionou o adolescent­e, acrescenta­ndo que as histórias que ouve sobre o Memorial são de que o edifício é imponente

à dimensão cultural do primeiro Presidente. Para ela, “Havemos de voltar” e “Caminho do mato” são os poemas preferidos da autoria de Agostinho de Neto.

Gilvânia Zua respondeu acertadame­nte quando questionad­a sobre o local e data de nascimento do Presidente Neto: Catete, município de Icolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922. Tal como Suzana Lila, Gilvânia defendeu mais actividade­s sobre Neto, para que os alunos o possam conhecer melhor.

Valdeci José nasceu e cresceu no bairro da Estalagem, no município de Viana, em Luanda. Também estudante da 8ª classe, na Escola Oito, Valdeci tem o sonho de conhecer o Memorial Dr. Agostinho Neto, onde repousam os restos mortais do primeiro Presidente.

“Já ouvi falar sobre o Memorial Agostinho Neto, mas a escola onde estudo nunca organizou uma excursão para visitar o lugar”, lamentou. “Dizem que é aí onde está sepultado o corpo de Agostinho Neto, mas como chegar lá?”, questionou o adolescent­e, acrescenta­ndo que as histórias que ouve sobre o Memorial são de que o edifício é imponente.

“Alguns dizem, até, que nas visitas é possível ver a urna onde estão os restos mortais. Estou curioso para ver”, acrescento­u.

Gerson Barros, que também estuda a 8ª classe na mesma instituiçã­o, disse que a única coisa que sabe é que foi Agostinho Neto quem proclamou a Independên­cia de Angola.

Questionad­o sobre a data e local de nascimento, Gerson disse que não se lembrava de nada. “Eu não sei o dia que ele nasceu, lembro apenas que é o Herói Nacional, por ter proclamado a Independên­cia do país, a 11 de Novembro de 1975”, afirmou.

 ??  ?? Gilvânia Zua
Valdeci José
Rosa da Conceição
Suzana Miguel
Gerson Barros
Gilvânia Zua Valdeci José Rosa da Conceição Suzana Miguel Gerson Barros
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola