Jornal de Angola

Posto de Alto Rendimento vacina 4 mil pessoas/dia

A unidade de vacinação abriu na última terça-feira e conta com 26 enfermeiro­s. O atendiment­o começa às 8 horas e estendese às 17 horas, de segunda a sábado

- Mazarino da Cunha

O Posto de Vacinação de Alto Rendimento (PVAR) 1 de Junho, instalado no Distrito Urbano 11 de Novembro, no Cazenga, vacina, diariament­e, quatro mil pessoas, informou o coordenado­r do posto, Marcelo Cândido. Em declaraçõe­s ao Jornal

de Angola, Marcelo Cândido disse que o PVAR 1 de Junho está aberto das 8 às 17 horas, de segunda a sábado, e tem disponível a vacina da Pfizer, para imunizar contra a Covid-19.

O coordenado­r explicou que, em caso de o número exceder os quatro mil, o posto tem a capacidade, humana e logística, de vacinar até seis mil pessoas, desde que tenham em mãos a ficha do cadastrame­nto.

Na quinta-feira, referiu o coordenado­r do PVAR 1 de Junho, foram vacinados 3.150 pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos. As mulheres de 18 a 27 anos predominam nas filas para a vacinação, daquele posto aberto, aberto na passada terça-feira.

Em relação à disponibil­idade de vacinas, seringas e de outros materiais gastáveis, Marcelo Cândido disse que há reservas suficiente­s para responder à demanda.

“O PVAR 1 de Junho vai inocular até ao último utente no local”, sublinhou.

No que diz respeito aos sintomas pós-vacina, o coordenado­r explicou que, nos três primeiros dias, foram registados 27 casos, dos quais 24 relativos a ligeiras dores de cabeça e três à hipertensã­o arterial, que, prontament­e, tiveram o apoio dos enfermeiro­s.

Joaquina da Costa, imunizada 20 minutos de depois de ter chegado ao posto, contou ao Jornal de

Angola que, antes, tinha receio de apanhar a vacina, por causa das informaçõe­s falsas que recebia dos amigos, por meio das redes sociais.

Agora, frisou, sinto-me segura, depois de apanhar a primeira dose da vacina da Pfizer.

“Foi tudo rápido. Em menos de 20 minutos fui vacinada, recebi as orientaçõe­s sobre os cuidados, bem como o cartão”, disse, alegrement­e, a jovem Joaquina da Costa.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola