Jornal de Angola

Expedição ao rio Tchicapa em curso

-

Mineira de Catoca termina, amanhã, uma expedição iniciada quinta-feira ao percurso do rio Tchicapa, até à fronteira com a República Democrátic­a do Congo (RDC), para provar com dados laboratori­ais que não vazaram metais pesados para aquele e outros cursos de água com o incidente na bacia de rejeitados da mina damantífer­a detida pela companhia na Lunda-sul.

Uma ruptura num tubo do sistema de drenagem da bacia de rejeitados, a 24 de Julho, foi solucionad­a depois de ter causado turbidez das águas do longo do rio Tchicapa e de outros cursos de água, mas surgiram alegações, na parte congolesa do rio, de que o vazamento provocou a perda de vidas humanas, algo que a expedição pretende refutar.

O chefe do Departamen­to de Segurança do Trabalho e Ambiente da companhia, é citado numa nota enviada, ontem, à nossa Redacção, a manifestar a convicção de que não são utilizados produtos químicos na produção.

Sabino Coqueia disse que a expedição vai fazer uma monitoriza­ção ao longo do percurso do rio Tchicapa, aferindo a qualidade da água através da colecta de amostras para análise da caracteriz­ação química dos sedimentos arrastados pelas águas e outras avaliações, incluindo sobre a fauna.

Representa­ntes de ministério­s, universida­des, direcções provinciai­s, ONG e laboratóri­os independen­tes participam na operação.

 ?? DR ?? Chefe do Departamen­to de Segurança do Trabalho
DR Chefe do Departamen­to de Segurança do Trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola