Jornal de Angola

Briga em convívio leva jovem a cometer homicídio com recurso à faca

Além desse homicídio, com o autor já detido, o município registou, ainda, outros casos que marcaram os últimos dias, entre os quais uma violação sexual, em que um dos acusados é primo da vítima

- André da Costa | Chongoroi

Um cidadão, de 26 anos, foi detido pela Polícia Nacional, no município de Chongoroi, depois de ter morto, com vários golpes de faca, um amigo, em consequênc­ia de um desentendi­mento durante um convívio, na aldeia do Muzombe.

O comandante municipal da Polícia Nacional do Chongoroi,superinten­dentesebas­tião Nguelegue, explicou que o caso ocorreu numa altura em que a vítima e o acusado de ter morto o amigo terem consumido bebidas alcoólicas.

No calor da discussão e com os nervos à flor da pele, o acusado atacou a vítima, de 24 anos, com uma faca, o que provocou a morte deste, ainda, a caminho do hospital. Depois do sucedido, o soba da zona e alguns moradores apanharam o acusado e o entregaram à Polícia Nacional, estando o indivíduo a aguardar julgamento, no Estabeleci­mento Prisional da Ganda.

Outro episódio, ocorrido naquela municipali­dade da província de Benguela, está ligado ao caso de uma jovem, 21 anos, agredida sexualment­e, há dias, por três jovens, um dos quais primo directo. Sebastião Nguelengue disse que esse caso ocorreu no período da noite, também, durante um convívio entre jovens, na aldeia Vinama, tendo os agressores aproveitad­o o facto de a zona não dispor de corrente eléctrica.

Com receio do escuro, a vítima pediu ao primo para acompanhá-la até próximo de casa. O familiar da jovem, de 19 anos, em estado de embriagues, convidou dois amigos, ambos de 23 anos, para garantirem maior segurança no percurso.

No meio do trajecto, o primo, em combina com os amigos, desviaram a rota e levaram a vítima a uma zona isolada e forçaram o acto sexual, para, depois, meterem-se em fuga.

Desesperad­a, a jovem chegou à casa e contou o sucedido aos familiares. Estes participar­am a ocorrência ao soba da aldeia, que, por sua vez, mobilizou alguns jovens do bairro para encontrar os acusados. Os três já estão sob custódia da Polícia Nacional.

Roubo de gado preocupa

Sobre a situação da segurança pública a nível do município, o comandante Sebastião Nguelengue disse que o roubo de gado, praticado por jovens, é dos assuntos que mais preocupa a instituiçã­o.

Para combater o roubo de gado, a Polícia e as autoridade­s tradiciona­is criaram uma parceria, para que os sobas de cada aldeia sejam responsáve­is da emissão de um documento que comprove a venda ou compra de bois.

“É com essa declaração que onovodonod­eveiraumav­eterinária,paraanalis­aroestadod­e saúde do animal e receber um certificad­o de sanidade, que é enviadoàpo­lícianacio­nalpara os devidos procedimen­tos”, explicouse­bastiãongu­elengue.

Assim, na visão do comandante, evitam-se situações como a da aldeia de Chitata, onde um jovem furtou um boi no curral de um familiar. O acusado foi encontrado e detido quando tentava vender o animal no valor de 110 mil kwanzas, sem exibir qualquer documento para o efeito.

Durante seis meses, o município registou o furto de dez bois. A detenção de todos os acusados foi por não possuírem qualquer documento que provasse a compra dos bois.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Muitos casos esclarecid­os pela Polícia Nacional tem sido denunciado­s pelas comunidade­s
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Muitos casos esclarecid­os pela Polícia Nacional tem sido denunciado­s pelas comunidade­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola