Jornal de Angola

Crente morre em acto de libertação espiritual

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Um suposto pastor da seita religiosa, designada “Mãos de Deus”, está a ser acusado de ter espancado até à morte do jovem António Mabadica Jeremias, 18 anos, quando tentava retirá-lo do mundo da feitiçaria, através de libertação espiritual.

O porta-voz do Departamen­to de Investigaç­ão e Ilícitos Penais (DIIP), sub-inspector Nicolau Garcia, referiu ontem que o caso ocorreu, no passado sábado, no bairro 11 de Novembro, arredores da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.

Explicou que, em consequênc­ia da intensa tortura, iniciadas sexta-feira até às primeiras horas do referido sábado, que terá sido submetido pelo suposto pastor, identifica­do por Pedro António, 54 anos, o jovem não resistiu e perdeu a vida.

Em conversa com vizinhos da vítima, o Jornal de Angola soube que o jovem, que era igualmente crente da mesma seita, terá sido agredido brutalment­e pelo pastor, por este acreditar que “o miúdo era feiticeiro”.

Depois de confirmar o óbito, explicaram os vizinhos, o acusado levou o cadáver à

morgue às escondidas.

Os vizinhos explicaram que o jovem tinha sido levado à referida sessão de libertação espiritual sem consentime­nto da família e submetido a um interrogat­ório. “Nesse dia, ele confirmou a prática de feitiçaria e que era o causador da asma do pastor, talvez, por causa das agressões”.

O sub-inspector Nicolau Garcia confirmou a detenção do suposto pastor, que já foi apresentad­o ao Ministério Público e encaminhad­o, posteriorm­ente, ao Estabeleci­mento Penitenciá­ria do Nkiende, onde aguarda julgamento.

Quanto ao funeral do jovem António Mabadica Jeremias, o cadáver deste ainda se encontra na morgue do Hospital Provincial do Zaire, enquanto a família espera pela decisão das autoridade­s competente­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola