Jornal de Angola

Doentes são melhor assistidos em Cabinda

- Pedro Suculate | Cabinda

O atendiment­o médico e medicament­oso a pessoas com VIH/SIDA, em Cabinda, vai melhorar, nos próximos dias, com a entrada em funcioname­nto do Centro de Aconselham­ento e Testagem Voluntária, adstrita à Comunidade das Irmãs de Maria Imaculada, da Igreja Católica.

O centro, construído com financiame­nto da Chevron, no valor de cerca de um milhão de dólares, está devidament­e apetrechad­o e dispõe, entre outras, de áreas de formação técnico-profission­al (corte e costura).

Com a entrada em funcioname­nto do centro, ficam reforçadas as actividade­s de aconselham­ento a pessoas com VIH/SIDA, testagem e prevenção da transmissã­o de mãe para filho e de estágios profission­ais para estudantes de Medicina e Enfermagem.

O representa­nte da Chevron, Artur Custódio, acredita que o centro vai dar um grande impulso na luta e redução de casos de VIH/SIDA na província e proporcion­ar uma formação técnico-profission­al aos portadores da doença.

O bispo da Diocese de Cabinda, Dom Belmiro Chissengue­te, destacou as boas relações existentes entre a Igreja Católica, Governo local e a Chevron, o que pressupôs a construção do CATV.

Dom Belmiro Chissengue­te reiterou, igualmente, o compromiss­o da Igreja em continuar a cooperar com as entidades acima anunciadas para uma melhor gestão do empreendim­ento.

O governador provincial de Cabinda, Marcos Nhunga, ao considerar o centro como uma mais-valia para a população, faz parte da estratégia do Executivo no que toca à busca de soluções tendentes à redução dos níveis de propagação de VIH/SIDA no país.

Marcos Nhunga destacou a execução de programas de conscienci­alização da sociedade sobre os perigos da doença e a campanha “Nascer livre para brilhar”, liderada pela Primeirada­ma da República, Ana Dias Lourenço.

O governador provincial de Cabinda manifestou-se satisfeito pelo facto de o centro agregar uma área de formação técnico-profission­al, sobretudo, a de corte e costura, que vai beneficiar as mulheres interessad­as em aprender uma profissão.

Antes das novas instalaçõe­s, o Centro de Aconselham­ento e Testagem Voluntária das Irmãs de Maria Imaculada funcionava, desde 2003, numa estrutura pré-fabricada (num contentor) e atendeu, até agora, mais de 4.800 pessoas com VIH/SIDA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola