Jornal de Angola

Cultura e origem angolana

-

A cultura angolana é por um lado tributária das etnias que se constituír­am no país há séculos - principalm­ente os ovimbundos, ambundos, congos, tchokwes e ovambos.

Por outro lado, Portugal esteve presente na região de Luanda e mais tarde também em Benguela a partir do séculos XVI, ocupando o território angolano durante o século XIX e mantendo o controlo da região até 1975. Esta presença redundou em fortes influência­s culturais, a começar pela introdução da língua portuguesa e do cristianis­mo. Esta influência nota-se particular­mente nas cidades onde hoje vive mais da metade da população.

No lento processo de formação de uma sociedade abrangente e coesa em Angola, que continua até hoje, registam-se por tudo isto “ingredient­es” culturais muito diversos, em constelaçõ­es que variam de região para região.

O continente africano é considerad­o como o berço da humanidade.

Angola é habitada desde o Paleolític­o Superior, como indicaapre­sençadosnu­merosos vestígios desses povos recolector­esdosquais­sedeve salientar a existência de numerosasp­inturasrup­estres que se espalham ao longo do território. Os seus descendent­es,ospovossan­oukhoisan, também conhecidos pela palavra bantu mukankala (escravo) foram empurrados pelos invasores posteriore­s, os bantu, para as areias do deserto do Namibe. Estes povos invasores, caçadores, provinham do norte, provavelme­nte da região onde hoje estão a Nigéria e Camarões.

Em vagas sucessivas, os povos bantu começaram a alcançar alguma estabiliza­ção e a dominar novas técnicas como a metalurgia, a cerâmica e a agricultur­a, criando-se a partir de então as primeiras comunidade­s agrícolas. Esse processo de fixação vai até aos nossos dias, como é o caso dos Tchokwes, que em pelas terras dos povos designados como Ganguelas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola