Jornal de Angola

Selecção Nacional perde e falha objectivo na prova

Erros defensivos ditam derrota de Angola frente ao Paraguai e afastam possibilid­ade de qualificaç­ão para os oitavos-de-final

-

António Cristóvão

A Selecção Nacional de Honras de futsal averbou, ontem, a segunda derrota no Campeonato do Mundo, ao perder diante da congénere do Paraguai, por 1-4, no Arena Svyturys, na cidade de Klaipeda, em jogo referente à segunda jornada do Grupo E da prova, que decorre desde 12 deste mês e encerra a 3 de Outubro, na Lituânia.

Após o “puxão de orelhas” do técnico Rui Sampaio, no intervalo, os angolanos entraram com mais tranquilid­ade, mas não conseguiam jogar com inteligênc­ia e perdiam frequentem­ente a bola ou erravam constantem­ente no passe.

Com este resultado, o “cinco” nacional falhou uma excelente oportunida­de de lutar para os oitavos-definal, objectivo traçado pelos jogadores e Rui Sampaio.

Angola entrou bem no desafio, mas faltou discernime­nto para marcar os golos por falta de concentraç­ão de Osna e Guga, que podiam ter feito melhor. Depois de uma falha defensiva do “cinco” nacional, os sulamerica­nos adiantaram-se no marcador, mas Manosele igualou num ápice.

A primeira parte do jogo foi marcada pela desconcent­ração e desorganiz­ação defensiva dos jogadores da Selecção nacional, com vários passes errados e dificuldad­es na recepção do esférico. Apesar dos gritos e protestos do técnico Rui Sampaio, para o interior do recinto de jogo, os atletas demonstrav­am algum nervosismo e pouca criativida­de para saírem da pressão. Faltaram argumentos e soluções para o conjunto angolano ultrapassa­r as dificuldad­es impostas pelo Paraguai.

Nesta etapa da partida, o “cinco” nacional perdia constantem­ente a bola no seu meio campo e permitia aos sul-americanos aparecerem em superiorid­ade numérica nas jogadas ofensivas.

Os golos dos adversário­s foram apontados por Salas, Rejala, Baez e Martinez Francisco, todos na primeira parte do desafio.

A Selecção Nacional encerra a fase de grupos diante da Espanha, nesta segunda-feira, às 16h00, no Arena Svyturys, para a terceira e última jornada.

Na abertura da ronda, a Espanha, bicampeã mundial, apurou-se para os oitavos-de-final da prova, ao vencer com algumas dificuldad­es o Japão, por 4-2, no Arena Svyturys.

Nos oitavos-de-final, a Espanha aguarda pelo segundo classifica­do do Grupo D, (1º Brasil, 6 pts, 2º República Checa (3), 3º Vietname (3) e 4º Panamá (0), para jogar no dia 24, na cidade de Vilnius. Ao intervalo, os espanhóis perdiam, por 12, numa etapa em que os nipônicos fecharam-se bem no seu reduto defensivo.

Borja colocou os espanhóis à frente do marcador, mas num ápice Hoshi igualou para os asiáticos, e depois Henni desfez a igualdade.

Na etapa complement­ar, a organizaçã­o defensiva dos japoneses desmembrou-se, e os europeus aproveitar­am para a construção do triunfo. Os outros golos da selecção da Espanha foram apontados por Chino, bisou, e Campos.

Com este resultado, os espanhóis lideram o grupo, com seis pontos, seguidos pelos paraguaios e japoneses, ambos com três. O angolanos seguram a “lanterna vermelha”, na quarta posição do grupo, sem pontuar.

Grupo B

A selecção do Egipto, vicecampeã africana, joga, hoje, às 16h00, diante do Uzbequistã­o, no Arena Avia Solutions Group, na cidade de Vilnius, para a terceira e última jornada do Grupo B.

Egipto e Guatemala partilham a terceira posição da série, com três pontos, enquanto os europeus estão no quarto e último lugar, sem pontuar.

Para chegar aos oitavosde-final, os africanos precisam de um empate, já que uma carimba o passaporte de volta à casa.

Para o mesmo grupo, a Guatemala enfrenta a Rússia, primeiro classifica­do do grupo, com seis pontos, no Arena Zalgiris, na cidade de Kaunas.

Grupo F

O Irão qualificou-se, ontem, para os oitavos-de-final, ao derrotar os EUA, por 42, no Arena Avia Solutions Group, em Vilnius, para a segunda jornada.

Para a mesma série, a Argentina, também está apurada, ao vencer a Sérvia, por 4-2, no Arena Avia Solutions Group.

O primeiro classifica­do do grupo joga com o segundo do E, no dia 23 deste mês, às 11h30, em Vilnius.

 ?? FIFA .COM ?? Pupilos de Rui Sampaio cumprem apenas calendário frente à Espanha na derradeira jornada
FIFA .COM Pupilos de Rui Sampaio cumprem apenas calendário frente à Espanha na derradeira jornada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola