Jornal de Angola

Mesa-redonda aborda oportunida­de de negócios

-

o Presidente João Lourenço participa numa mesa-redonda sobre investimen­tos em Angola, iniciativa da Câmara de Comércio Estados Unidos da América-angola, na qual falará aos empresário­s americanos, a quem vai transmitir uma mensagem sobre as oportunida­des de negócios no país.

Na ocasião, será assinado um memorando de entendimen­to com a “Sun Africa”, empresa de energias limpas, soube a Angop de fonte próxima do processo. Está prevista a presença da secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, que fará uma breve intervençã­o.

O embaixador de Angola nos Estados Unidos adiantou que o Chefe de Estado tem, também, um encontro com a Câmara do Comércio e Indústria dos EUA e com empresas americanas, para transmitir os passos que o Governo angolano tem dado e os domínios específico­s em que empresário­s dos EUA podem investir e contribuir para a diversific­ação da economia do país.

Segundo Joaquim do Espírito Santo, devido às restrições decorrente­s da pandemia da Covid-19, foram selecciona­das apenas 11 empresas que vão abordar com o Presidente João Lourenço questões que têm a ver com o investimen­to em Angola.

Afirmou que estão, ainda, previstos contactos no Congresso com as lideranças do Senado e da Câmara de Representa­ntes, para estabeleci­mento de diálogo, acordos económicos, relações pacíficas e parcerias comerciais. Segundo a Angop, um encontro com a secretária do Comércio dos EUA está, igualmente, previsto, bem como com o conselheir­o nacional de Segurança, para tratar de assuntos de interesse bilateral.

No último dia da visita a Washington, João Lourenço visitará o Museu de História Afroameric­ana, onde vai encontrar-se com descendent­es de escravos idos de Angola há mais de 400 anos, que se estabelece­ram na região da Virgínia, com participaç­ão relevante na conformaçã­o do que hoje se conhece como EUA.

Em Nova Iorque, o Chefe de Estado fará o seu discurso na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas, sendo o quinto orador do dia, depois dos líderes da África do Sul, Guyana, Botswana e Cuba.

Além da participaç­ão no debate geral anual da Assembleia Geral da ONU, o Presidente da República vai encontrar-se com líderes de vários países.

Joaquim do Espírito Santo caracteriz­ou como bom o ambiente político-diplomátic­o e comercial entre Angola e os EUA, sustentand­o que, mesmo no ano passado, no auge da pandemia da Covid19, o Chefe de Estado angolano manteve um encontro virtual com o Conselho de empresas que aconselha o Presidente dos EUA.

“Foi um encontro muito importante, porque foi o primeiro do género realizado com um Chefe de Estado africano. Vamos conintuar a trabalhar nessta senda, para podermos receber, em Angola, novas empresas americanas, para ajudarem no processo de desenvolvi­mento e diversific­acao da economia”, enfatizou o embaixador.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola