Jornal de Angola

Valdemar Tchipenhe faz mestrado na Universida­de de Glasgow

- Xavier António

O jovem cientista angolano Valdemar Tchipenhe foi aceite na University of Glasgow, no Reino Unido, uma das melhores instituiçõ­es de ensino do mundo, onde frequenta o mestrado em Biotecnolo­gia.

Com apenas 24 de anos, o jovem, natural do Cuanzasul, regressou a Angola, em 2020, após concluir a licenciatu­ra, na China, para liderar a equipa de cientistas daquele país da empresa BGI Genomics, que montou, entre nós, os laboratóri­os de processame­nto de amostras do vírus SARS-COV-2.

Pela história de superação, engajament­o e espírito de entrega no combate à pandemia, o Governo angolano, através do Ministério dos Recursos Mineiras, Petróleos e Gás, atribuiu-lhe, no ano passado, uma bolsa de estudo para frequentar o mestrado e depois o PHD em qualquer parte do mundo.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Valdemar Tchipenhe não escondeu a satisfação pela conquista e considerou um privilégio poder frequentar das melhores instituiçõ­es académicas (no top 100), a nível mundial.

“As aulas começam nesta segunda-feira, mas esta semana, terminada no sábado, já tivemos algumas intervençõ­es de introdução do programa geral de estudos em formato live. O programa de formação é de um ano, mas pode estender-se a dois, se necessário”, referiu.

Ciente dos desafios que se avizinham, Valdemar Tchipenhe agradeceu “a Deus e ao Governo a oportunida­de de realizar mais uma etapa de vida”.

“Fui à China com apenas 17 anos mas aprendi muita coisa, habituei-me ao estilo de vida asiático e ganhei amigos. Estudar no Reino Unido é mais uma experiênci­a de vida e vou dedicar-me até alcançar o objectivo”, disse.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola