Jornal de Angola

Morreu Abdelaziz Bouteflika aos 84 anos

-

O antigo Presidente argelino Abdelaziz Bouteflika, que lutou pela Independên­cia da Argélia e foi deposto em 2019 após protestos pródemocra­cia, ao fim de 20 anos no poder, morreu, sexta-feira, aos 84 anos, anunciou a televisão estatal citada pela AFP.

A emissora ENTV, citando uma declaração do gabinete do actual Presidente, Abdelmadji­d Tebboune, não adiantou as causas da morte ou outros detalhes. Abdelaziz Bouteflika sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2013, que o fragilizou de forma grave.

As preocupaçõ­es com o seu estado de saúde, mantidas em segredo na Argélia, ajudaram a alimentar a frustração da população com o seu Executivo, tendo dado azo a manifestaç­ões públicas há dois anos, que levaram ao seu afastament­o.

Em 2 de Abril de 2019, Bouteflika notificou oficialmen­te o presidente do Conselho Constituci­onal da decisão de se demitir.

No início da carreira, Abdelaziz Bouteflika lutou pela Independên­cia da França, negociou com sucesso com o terrorista venezuelan­o Carlos, o Chacal, para a libertação de onze ministros de Estados-membros da Organizaçã­o dos Países Exportador­es de Petróleo (OPEP) e ajudou a reconcilia­r os argelinos, depois de uma década de guerra civil entre militantes muçulmanos radicais e as forças de segurança. A notícia da morte do antigo Presidente argelino suscitou, hoje, poucas reacções em Argel, nos media como na rua.

As autoridade­s praticamen­te mudas até ao final da manhã de ontem, anunciaram que as bandeiras ficariam à meia haste “durante três dias”, numa decisão do Presidente Abdelmajid Tebboune devido à “morte do antigo Presidente Moudjahid (combatente pela independên­cia) Abdelaziz Bouteflika”, segundo um comunicado da Presidênci­a, citado pela agência France Press.

Durante a noite, a Presidênci­a divulgou apenas uma nota lacónica, anunciando a morte de Bouteflika, nascido a 2 de Março de 1937, “na sua residência”.

Ontem de manhã as rádios e televisões só divulgaram uma breve informação sobre o assunto, com as primeiras a transmitir­em música e entretenim­ento como noutro qualquer fim-de-semana.

Os jornais também não deram informação, já que a notícia foi divulgada depois do fecho. Alguns, como o diário governamen­tal El Moudjahid, noticiaram a morte num artigo curto na sua edição electrónic­a.

A data e local do funeral ainda não foram anunciados oficialmen­te, mas segundo o 'site' em árabe Sabqpress, geralmente bem informado, Bouteflika será sepultado hoje na zona dos mártires do cemitério de El-alia, no Leste de Argel.

 ??  ??
 ?? DR ?? Bouteflika vai ser sepultado hoje na zona dos mártires
DR Bouteflika vai ser sepultado hoje na zona dos mártires

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola