Jornal de Angola

CEDEAO quer eleições no prazo de seis meses

-

Uma delegação de líderes da África Ocidental, chefiada pelo Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, chegou sextafeira em Conacri, um dia depois do bloco regional da CEDEAO a pedir a realização de eleições no prazo de seis meses. Segundo a AFP, Ouattara foi recebido pelo tenente-coronel Mamady Doumbouya, líder do golpe que destituiu o ex-presidente guineense Alpha Condé, a 5 deste mês.

Esta deslocação acontece depois de uma cimeira da CEDEAO, quinta-feira, que aumentou a pressão sobre os golpistas da Guiné. Na cimeira, foram impostas novas sanções que incluem a proibição de viagens aos membros da junta e o congelamen­to dos seus activos financeiro­s.

O golpe de Estado da Guiné alimentou as preocupaçõ­es internacio­nais sobre o retrocesso democrátic­o na África Ocidental

e traçou paralelos com o Mali, que sofreu dois golpes de Estado desde Agosto do ano passado. O líder golpista, tenente-coronel Mamady Doumbouya, ainda não respondeu ao apelo para a realização de eleições. A semana finda, ele manteve reuniões durante vários dias com personalid­ades políticas e da sociedade civil, em conversaçõ­es destinadas a preparar o retorno ao regime civil.

Porém, Doumbouya, um ex-legionário francês, até agora recusou-se a cumprir um cronograma. “O único calendário que conta é o do povo guineense que tanto sofreu”, disse a líderes políticos num encontro realizado em Conacri.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola