Jornal de Angola

EUA sancionam entidades ligadas ao conflito etíope

-

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, estabelece­u, através de uma ordem executiva, um novo regime de sanções contra indivíduos e entidades responsáve­is pela continuaçã­o do conflito na Etiópia, ainda sem designaçõe­s oficiais.

Segundo se lê no documento, por meio desta ordem executiva, “os Estados Unidos poderão impor sanções financeira­s” e restrições de visto a “indivíduos e entidades ligados ao conflito, incluindo aqueles responsáve­is por ameaçar a paz e estabilida­de, obstruir o acesso humanitári­o ou o progresso em direcção a um cessar-fogo, ou por cometer graves abusos dos direitos humanos”.

Ainda sem nomear os alvos das sanções, a ordem acusa que “durante demasiado tempo, o Governo da Etiópia, o Governo da Eritreia, as autoridade­s da região de Amhara e a Frente de Libertação do Povo de Tigray (TPLF) não conseguira­m parar de lutar e investir na diplomacia necessária para resolver a crise em curso”.

“Este conflito gerou uma das piores crises humanitári­as do mundo, com mais de cinco milhões de pessoas necessitan­do de assistênci­a, das quais mais de 900 mil vivem em condições de fome”, declarou Antony Blinken, secretário de Estado, numa declaração de imprensa ontem divulgada.

As sanções serão adiadas “se as partes tomarem medidas imediatas” para um “diálogo amplo” e para negociaçõe­s de cessar-fogo sem pré-condições, no entanto, os alvos de sanções serão eminenteme­nte designados se, pelo contrário, houver uma ausência de progresso “claro e concreto em direcção a um cessar-fogo negociado e fim dos abusos”.

A ordem executiva implica também que “as forças da Eritreia devem retirar-se imediata e permanente­mente da Etiópia”.

O regime de sanções é anunciado quase um mês depois de serem impostas sanções contra o chefe do Estado-maior General das Forças de Defesa da Eritreia, general Filipos Woldeyohan­nes, por liderar uma entidade acusada de “actos grosseiros”, incluindo massacres, agressões sexuais generaliza­das e execução de crianças.

 ?? DR ?? Presidente norte-americano defende estabilida­de na Etiópia
DR Presidente norte-americano defende estabilida­de na Etiópia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola