Jornal de Angola

Projecto do Porto garante iluminação à Baía e ao Mussulo

- Hélder Jeremias

O Porto de Luanda adoptou um projecto de instalação de uma subestação eléctrica de 40 quilowatts, para alimentar o sistema de sinalizaçã­o marítima no interior e ao redor das baías de Luanda e do Mussulo, ao mesmo tempo de dando lugar a ganhos no domínio da segurança nos terminais e embarcaçõe­s.

A informação foi avançada pelo director técnico do Porto de Luanda, Pedro Quichaúla, numa recente reunião de quadros da companhia, em que indicou que a subestação, edificada com fundos próprios, é equipada com uma central técnica e de segurança, em operações que incluem a reabilitaç­ão dos pontos de transforma­ção e sistema de alimentaçã­o para navios.

O projecto de iluminação foi adjudicado à francesa OCEA no desfecho, em Agosto, de um concurso público lançado dia 19 de Maio do ano em curso, afirmou Pedro Quichaúla, que considerou a empreitada como sendo de “vital importânci­a” para o Porto de Luanda.

O Porto também tem iminente a instalação de uma grua móvel com capacidade para 64 toneladas e a introdução de dois reach stackers e empalhadei­ras modernas no cais de cabotagem em edificação desde o ano passado, onde a Administra­ção espera obter elevados níveis de operaciona­lidade.

Empresa portuária eleva qualidade da cabotagem

O director técnico referiu que estas aquisições são parte do processo de reabilitaç­ão e expansão do Cais de Cabotagem, que já conta com as obras concluídas do talude, a plataforma em betão, postes de iluminação e as sleeves para estacas, que são pontos de amarração de navios.

O novo cais contará com uma plataforma em betão sustentada por estacas com dimensão de 130 metros de extensão e 23 de profundida­de, uma ponte cais em betão armado sustentado em estacas, medindo cinco metros de largura e 80 de compriment­o . Terá ainda uma rampa do tipo RO-RO fixa para facilitar as cargas e descargas entre embarcaçõe­s.

“O novo cais, adaptado às novas valências para o transporte de pessoas e bens entre as províncias do litoral angolano, não só trará maior liquidez para a empresa, como também poderá ter impacto na baixa dos preços de passagens aéreas”, disse.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola