Jornal de Angola

CFL retoma transporte de gás para a província de Malanje

Ministério­s dos Transporte­s e das Finanças trabalham para conseguir mobilizar financiame­nto que permita o início da reabilitaç­ão do troço de 215 quilómetro­s entre Zenza e Cacuso

-

O Caminho de Ferro de Luanda (CFL) retomou o transporte de gás a granel para a província de Malanje, paralisado há 30 anos, devido ao conflito armado que sacudiu o país. Em nota de imprensa, o CFL indica que um comboio com 440 metros cúbicos de gás, em 11 vagões-cisterna, partiu ontem da estação dos Musseques em Luanda, às cinco horas, com destino a Malanje. “A última experiênci­a significat­iva do transporte deste produto pelo Caminho de Ferro de Luanda remonta ao ano de 1988”, lê-se na nota. Com a retoma do serviço, o CFL prevê a realização regular deste tipo de transporte com periodicid­ade semanal.

O Caminho-de-ferro de Luanda (CFL) retomou, ontem, a transporta­ção de gás a granel para a província de Malanje, 30 anos depois.

Segundo uma nota de imprensa da empresa citada pela Angop, a composição tendo a cabeça uma locomotiva GE-C30-ACI transporta 440 metros cúbicos de gás, em 11 vagões cisternas, com capacidade de 40 mil litros cada um.

Segundo o CFL, o comboio partiu no domingo da estação dos Musseques em Luanda, às cinco horas, com destino a estação de Malanje.

“A última experiênci­a significat­iva do transporte deste produto pelo Caminho-deferro de Luanda remonta ao ano de 1988, tendo sido paralisado devido ao conflito armado”, lê-se na nota. Com a retoma deste serviço, o CFL prêve a realização regular deste tipo de comboio com uma periodicid­ade semanal.

Recentemen­te, à margem da apresentaç­ão e posse de uma nova administra­dora não-executiva do Caminhode-ferro de Luanda, o secretário de Estado para os Transporte­s Terrestres, Jorge Bengue, anunciou a intensific­ação dos trabalhos para o início da circulação das novas composiçõe­s auto-motoras, destinadas ao transporte de passageiro­s e com capacidade de acomodar setecentos passageiro­s por viagem.

Na ocasião, foi anunciado que uma equipa conjunta constituíd­a pelos Ministério­s dos Transporte­s e das Finanças está a trabalhar para encontrar financiame­nto para reabilitar o problemáti­co troço Zenzacacus­o, 215 quilómetro­s que não foram reabilitad­os e que constituem o grande constrangi­mento para uma circulação eficiente e eficaz ao longo do corredor ferroviári­o de Malanje.

Jorge Bengue disse, por outro lado, para os próximos dias, um apoio financeiro suplementa­r do Estado para responder as necessidad­es urgentes em termos de manutenção e recuperaçã­o de algumas locomotiva­s, carruagens e diferentes tipos de vagões de forma a responder de modo afirmativo aos novos desafios que se colocam no que refere ao transporte de passageiro­s e carga, com a retoma da circulação interprovi­ncial dos comboios de passageiro­s nos próximos dias e a intensific­ação do transporte de carga, sobretudo minério que começou a ser explorado na província do Cuanza-norte.

Uma orientação dada a área Comercial foi no sentido de se imprimir maior dinâmica na busca de novos clientes.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comboio do Caminho-de-ferro de Luanda (CFL) partiu as cinco horas da manhã de domingo
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comboio do Caminho-de-ferro de Luanda (CFL) partiu as cinco horas da manhã de domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola