Jornal de Angola

“Africomics” homenageia Henrique Abranches

- Analtino Santos

“Africomics Luanda” é o título de uma iniciativa de banda desenhada que começa hoje, no Memorial António Agostinho Neto, na capital, numa homenagem e em reconhecim­ento aos feitos e à vasta obra do artista Henriques Abranches.

O projecto, uma iniciativa do Instituto Cultural Alemão em Angola, Goethe-institut, decorre até o dia 30, inclui a realização de uma oficina, a ser realizada sob o lema “Um traço angolano - Como seria se a África nunca tivesse sido colonizada?”, para 24 participan­tes, e uma exposição de banda desenhada.

A oficina de arte, com a duração de três dias, abre hoje e decorre até quarta-feira, dia 22, com o objectivo de dar aos jovens artistas a hipótese de seguir uma carreira nesta arte, assim como aprender mais sobre as técnicas artísticas e de comerciali­zação.

Na sexta-feira, dia 24, é inaugurada, no Memorial António Agostinho Neto, uma exposição de banda desenhada sobre Henriques Abranches, que fica patente até o dia 30, como forma de homenagear o “pai” desta arte em Angola.

Durante a exposição, o público pode apreciar obras sobre e do homenagead­o, assim como ver um documentár­io em torno da vida de Henriques Abranches, feito a partir de entrevista­s a amigos e alunos do artista.

O responsáve­l pela programaçã­o do Goethe-institut, Arno Holl, disse que a exposição vai ser acompanhad­a com o lançamento de uma publicação. “O projecto traz depoimento­s de diferentes artistas que foram alunos de Henriques Abranches, para contar parte das experiênci­as com ele, a visão deste e a influência­nabandades­enhada angolana”, explicou.

Os depoimento­s, esclareceu Arno Holl, foram prestados por artistas como Abraão Eba, Olímpio e Lindomar Sousa, Lito Silva, Sérgio Piçarra e Carnot Júnior. Além disso, há uma participaç­ão especial do escritor Pepetela, amigo de décadas do homenagead­o.

O Africomics é um projecto, com vertente regional, do Goethe-institut realizado simultanea­mente em 16 países africanos e tem como objectivo apoiar e conectar a banda desenhada nesses lugares. Os participan­tes devem trabalhar em duplas, que incluem um ilustrador e um argumentis­ta. Durante a oficina de arte acontecem várias palestras, com a participaç­ão de artistas nacionais e internacio­nais.

 ?? DR ?? Cartoonist­a Lindomar de Sousa é um dos artista convidados para prestar depoimento­s
DR Cartoonist­a Lindomar de Sousa é um dos artista convidados para prestar depoimento­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola