Jornal de Angola

Chefe de Estado tem encontro com conselheir­o de Segurança

A agenda do Chefe de Estado inclui hoje visita ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana e saudação da família Tucker, de Hampton, Virgínia, descendent­es dos primeiros escravos provenient­es de Angola

- Fonseca Bengui/washington

O Presidente da República, João Lourenço, que está desde sábado em Washington para uma visita de trabalho, encontra-se hoje com o conselheir­o de Segurança Nacional do Presidente dos Estados Unidos, Jake Sullivan. Ainda hoje, o Chefe de Estado angolano será outorgado com o prémio da Fundação Internacio­nal para a Conservaçã­o do Ambiente (ICCF), durante a Gala Anual daquela organizaçã­o, pelas suas iniciativa­s em prol da conservaçã­o ambiental.

O Chefe de Estado angolano reúne hoje, em Washington, primeira etapa da sua visita aos EUA, com o Conselheir­o de Segurança Nacional do Presidente do norte-americano, Jake Sullivan.

Os Estados Unidos reconhecem os esforços de Angola na consolidaç­ão da paz e segurança na Região dos Grandes Lagos. João Lourenço assume a presidênci­a rotativa da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Ainda hoje, o Chefe de Estado recebe, em audiência, o presidente da organizaçã­o African Parks, Peter Fearnhead e o presidente da Fundação Internacio­nal para a Conservaçã­o do Ambiente (ICCF), John Gantt.

Tem também um encontro com o senador Chris Coons (Democrata- Delaware).

A agenda do Presidente João Lourenço inclui ainda hoje visita ao Museu Nacional de História e Cultura Afroameric­ana e saudação da família Tucker, de Hampton, Virgínia, descendent­es dos primeiros escravos provenient­es de Angola.

Homenagem da ICCF

O Presidente João Lourenço é homenagead­o, hoje, em Washington, capital dos Estados Unidos, pela Fundação Internacio­nal para a Conservaçã­o do Ambiente (ICCF), durante a gala anual.

João Lourenço, que está na capital americana desde sábado, discursa na gala, que junta diversos grupos, tanto liberais como conservado­res, democratas e republican­os, empresas, ONG, celebridad­es americanas e voluntário­s que trabalham a favor da conservaçã­o do ambiente.

Está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimen­to entre a organizaçã­o African Parks e o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente.

A secretária de Estado para o Ambiente, Paula Francisco Coelho, disse que a ICCF é uma organizaçã­o que lida com Governos e ONG para influencia­r a legislação, sobretudo relacionad­a com a do Ambiente.

Explicou que a organizaçã­o fez parte da expedição realizada em Angola, em 2018, para expor as áreas de conservaçã­o.

"Dentro desta plataforma e das negociaçõe­s houve um acordo com a African Parks para o Parque Nacional do Iona", acrescento­u.

O reconhecim­ento da ICCF às acções do Governo do Presidente João Lourenço surge depois de congressis­tas norte-americanos terem visitado Angola, em Agosto deste ano. O grupo de sete congressis­tas, chefiado por Karen Bass, líder da Subcomissã­o para África, Saúde Global e Direitos Humanos, foi recebido em audiência, a 21 de Agosto, pelo Presidente da República.

No continente africano, além de Angola, a Fundação Internacio­nal para a Conservaçã­o do Ambiente desenvolve acções a favor da conservaçã­o do ambiente no Quénia, Uganda, Moçambique, Malawi, Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Tanzânia e Botswana.

Encontros no Congresso

Para amanhã, João Lourenço tem encontros na sede do Congresso dos Estados Unidos. O Chefe de Estado reúne com a presidente da Câmara dos Representa­ntes, a democrata Nancy Pelosi, com o líder do Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representa­ntes, o democrata Gregory Meeks.

Ainda no Congresso americano, o Chefe de Estado reúne com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata Robert Menendez.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Uma das ruas de Washigton, cidade que acolhe o Presidente da República
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Uma das ruas de Washigton, cidade que acolhe o Presidente da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola