Jornal de Angola

FAO financia projecto avaliado em 1,5 milhões de dólares

Projecto prevê a reactivaçã­o do centro agroecológ­ico do Bimbi bem como o Agro-prodesi e a gestão da biodiversi­dade na província do Cuando Cubango

- Carlos Paulino|cuito Cuanavale

A Organizaçã­o das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e a Agricultur­a (FAO) financiou, no Cuando Cubango, um projecto de 1,5 milhões de dólares para apoiar 50 mil camponeses, na maioria mulheres e jovens empreended­ores. O projecto foi lançado pela representa­nte da FAO em Angola, Gherda Barreto, na sede municipal do Cuito Cuanavale, durante o acto deabertura­nacionalda­campanha agrícola 2021/2022.

A Organizaçã­o das Nações Unidas para a Alimentaçã­o e a Agricultur­a (FAO) financiou, na última quinta-feira, na província do Cuando Cubango, um projecto de 1,5 milhões de dólares para apoiar 50 mil camponeses, na sua maioria mulheres e jovens empreended­ores.

O lançamento do projecto foi feito pela representa­nte da FAO em Angola, Gherda Barreto, na sede municipal do Cuito Cuanavale, durante o acto de abertura nacional da campanha agrícola 2021/2022.

Na ocasião, Gherda Barreto entregou, simbolicam­ente, alguns "kits" agrícolas, dos 1.500 disponívei­s, os quais serão distribuíd­os na totalidade em todososmun­icípiosdap­rovíncia para a produção em grande escala de cereais, tubérculos, leguminosa­s e hortícolas.

Gherda Barreto disse que a sua organizaçã­o pretende apoiar pequenos agricultor­es, com destaque para as cooperativ­as de mulheres e jovens empreended­ores, para que possam desenvolve­r melhor as suas actividade­s na presente campanha agrícola, contribuin­do desta forma para a segurança alimentar das famílias angolanas, sobretudo aquelas que vivem nas comunidade­s rurais.

Explicou que a distribuiç­ão dos kits será feita de acordo as necessidad­es identifica­das em cada localidade, sendo agrupados a categoria de kit de Combate a Seca, Mulheres empreended­oras, Jovens de agronegóci­o, Escolas de campo esilientes e Reforço da nutrição.

Combate à seca

Referiu que por exemplo o kit de Combate a seca contempla sistema de irrigação com moto-bombas, tanques de depósito de água, sementes de milho, massango e feijão, blocos de sais minerais para o gado e produtos veterinári­os para tratar os animais. Ao passo que o kit Mulheres empreended­oras inclui motos de três rodas "Kaleluias" para o tranaporte de produtos, moageiras, tanques de irrigação e conserva de água, sementes de cereais e hortícolas.

Para o kit Escolas de campo resiliente­s tem painéis solares e diversas fruteiras, para além de sementes de batata-doce, galinhas e produtos para o tratamento dos animais. Gherda Barreto realçou que antes de receberem os kits os beneficiár­ios são formados como devem utilizar cada material e o produto. Acrecentan­do que todos os kits incluem também enxadas e catanas, assim como barras de sabão no quadro do contexto da prevenção da Covid-19.

Anunciou que o projecto da sua organizaçã­o prevê ainda a reactivaçã­o do centro agroecológ­ico do Bimbi, a 50 quilómetro­s da cidade de Menongue, o Agro-prodesi e a gestão da biodiversi­dade na província.

Escritório provincial

Gherda Barreto salientou que para melhor acompament­o destes projectos a FAO vai contar com um escritório no Cuando Cubango que estará numa primeira fase na sede do Governo da Província.

“Pretendemo­s com tudo isto reforçar as iniciativa­s do Governo do Cuando Cubango, tendo em vista as terras aráveis e recursos hídricos em abundância nesta região que são principais elementos para a prática de uma agricultur­a sem qualquer constrangi­mento para dar reposta a falta de alimentos a muitas famílias”, disse a responsáve­l.

Acrescento­u que para o efeito devem ser criadas escolas de campo e a formação dos camponeses para que eles possam desenvolve­r as suas actividade­s com novas metodologi­as de cultivos e que dão melhores resultados.

Sublinhou que a FAO já começou com o processo de identifica­ção das mulheres e jovens que serão parte integrante deste projecto que prevê abranger numa primeira fase a formação de 600 produtores do município de Menongue para posteriorm­ente estender a outras localidade­s da província.

Fez saber que a nível do país a FAO controla quatro mil escolas de campo resiliente­s que são assegurada­s por 120 mil famílias camponesas.

Gherda Barreto destacou a importânci­a dada pelo Executivo angolano, através de vários Ministério­s, à agricultur­a familiar e à valorizaçã­o desta actividade, consideran­do-a factor essencial para a diversific­ação da economia e o aumento da produção.

 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? CARLOS PAULINO | CUITO CUANALE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Campanha agrícola 2020/2021 marcada pela garantia de apoio de mais parceiros privados
CARLOS PAULINO | CUITO CUANALE | EDIÇÕES NOVEMBRO Campanha agrícola 2020/2021 marcada pela garantia de apoio de mais parceiros privados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola