Jornal de Angola

Selecção Nacional a um passo dos quartos-de-final

Triunfo de ontem sobre as “irmãs” do Índico eleva o moral das comandadas do selecciona­dor nacional Walter Costa

- Juscelino da Silva | Yaoundé

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebo­l começou ontem, com vitória, a caminhada rumo à discussão pelo título da 27ª edição do Afrobasket, ao vencer Moçambique, por 70-61, em jogo da primeira jornada, disputado no Palácio dos Desportos, em Yaoundé.

Uma vitória sofrida e "arrancada a ferro", assim se resume a história do triunfo do cinco nacional diante das "irmãs" do Índico. As angolanas tiveram de acelerar à fundo, suar a camisola, diante de um adversário que veio com a lição muito bem estudada. A grande exibição da poste Avelina Peso foi importante para o jogo do "cinco" nacional, pois Angola apesar de saber que não seriam "favas contadas" surpreende­u-se com a postura das moçambican­as.

Mas é verdade que depois que assumiu as rédeas do jogo, com uma defesa agressiva, as angolanas não consentira­m veleidades ao seu cesto.

Fruto da dinâmica defensiva e ofensiva, Angola saiu a ganhar o primeiro quarto por 25-14. No segundo, as meninas de Walter Costa não tiraram o pé do acelerador.

A Selecção Nacional foi para o intervalo maior a vencer por 39-28, mas as mo-çambicanas voltaram do balneário dispostas a travar a marcha triunfal das adversária­s. O técnico de Moçambique, Nasir Salé, mexeu na equipa e as suas jogadoras passaram a circular melhor a bola fechando espaços. À dada altura Moçambique aproximou-se do resultado quando decorriam cinco minutos do terceiro quarto.

Preocupado com o crescer do adversário, o timoneiro angolano solicitou um desconto de tempo, efectuou as dividas correcções e após as alterações a equipa angolana passou a defender melhor e a circular mais vezes a bola.

A poste Avelina Peso e a extremo-base Clarice Mpaka Nesta comandavam o jogo ofensivo, de tal sorte que saiu no terceiro quarto a vencer por 53-39. A entrada do último quarto Angola manteve a mesma concentraç­ão e postura defensiva. Ainda assim, as moçambican­as reduziram desvantage­m no marcador e quase passaram à frente.

A vitória de Angola começou a ser desenhada no minuto seis do último quarto. Neste período, Walter Costa tinha na quadra o cinco mais produtivo, composto por Italee Lucas, Avelina Peso, Rosemira Daniel, Nadir Manuel e Regina Pequeno.

Quando faltavam quatro minutos para terminar a partida a Selecção já levava uma vantagem de 12 pontos, que permitiu às jogadoras gerirem o tempo e o resultado.

 ??  ??
 ?? FIBA ÁFRICA ?? Avelina Peso, Clarice Mpaka, Italee Lucas e Rosemira Daniel foram as melhores marcadoras
FIBA ÁFRICA Avelina Peso, Clarice Mpaka, Italee Lucas e Rosemira Daniel foram as melhores marcadoras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola