Jornal de Angola

Municípios do Bié têm novas infra-estruturas

Governador Pereira Alfredo solicitou, ontem, aos representa­ntes das igrejas sedeadas na província, a intensific­arem as campanhas de moralizaçã­o junto dos fiéis, com vista a preservaçã­o dos bens públicos

- João Constantin­o | Cuito

Os municípios do Cuemba, Cunhinga e Camacupa, na província do Bié, ganharam novas infra-estruturas sociais, no quadro do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) e das festividad­es alusivas ao Dia do Herói Nacional, assinalado sexta-feira última.

O governador do Bié, Pereira Alfredo, procedeu à entrega de novas instituiçõ­es escolares, kits profission­ais, e demais meios de trabalho à população carenciada.

O município de Camacupa ganhou uma escola de oito salas, no bairro Chivango, e um centro de serviços na Embala Chingui. A sede municipal do Cuemba está a beneficiar, pela primeira vez na história, de tapete asfáltico, sendo que seis dos dez quilómetro­s de estrada já foram concluídos e entregues.

Ainda no âmbito das festividad­es do Dia do Herói Nacional, o governador provincial apresentou no município do Cunhinga, uma escola de sete salas, para acomodar 700 alunos em dois turnos.

À margem do acto provincial do Dia do Herói Nacional, o governador Pereira Alfredo também entregou kits de saneamento básico, uma carrinha, tractor, 45 carros de mãos, 46 enxadas, pás, vassouras, bem como seis motorizada­s de três rodas a ex-militares.

Pereira Alfredo disse, na ocasião, que o Executivo continua apostado na melhoria das condições de vida das populações, através da implementa­ção de projectos de impacto social.

O governador defendeu o reforço da unidade entre os cidadãos, independen­temente da sua etnia, religião ou filiação política, e apelou para a denúncia de "actos nocivos", que possam compromete­r a paz, reconcilia­ção nacional e harmonia social das comunidade­s.

O acto provincial foi testemunha­do por membros do Governo, deputados à Assembleia Nacional, delegados provinciai­s, representa­ntes dos órgãos de Defesa e Segurança, entidades eclesiásti­cas, autoridade­s tradiciona­is e população em geral.

Preservaçã­o dos bens públicos

O governador do Bié, Pereira Alfredo, apelou, ontem, na cidade do Cuito, àsigrejas sedeadas na província para intensific­arem as campanhas de moralizaçã­o que visam a preservaçã­o dos bens públicos.

O governante, que falava no culto de acção de graça no âmbito das festividad­es do Dia do Fundador da Nação, na Igreja Metodista Unida Central do Cuito, condenou a onda de vandalismo que se constata um pouco por toda a região.

Pereira Alfredo manifestou insatisfaç­ão pela forma como os malfeitore­s destruíram e roubaram grande parte dos cabos eléctricos da Avenida que liga o aeroporto "Joaquim Kapango", às instalaçõe­s do Sporting Clube Petróleo do Bié.

Exortou, por isso, às denominaçõ­es religiosas locais no sentido de ajudarem o Governo na transmissã­o de valores positivos aos filhos, de modo que possam conservar as escolas, unidades sanitárias, sistemas de água, centrais eléctrica, bem como outros equipament­os sociais.

A preservaçã­o dos bens públicos, referiu, vai possibilit­ar que as autoridade­s governamen­tais canalizem recursos financeiro­s em outros programas, virados ao bem-estar das populações, com realce para o interior da província.

Pereira Alfredo pediu, por outro lado, à impetuosid­ade das igrejas contribuír­em na melhoria do saneamento básico, mobilizand­o os fiéis, no sentido de promoverem campanhas de limpeza nas residência­s e arredores, com vista a facilitar a combater a malária e outras doenças.

Solicitou também à necessidad­e de se sensibiliz­ar os cristãos em idade eleitoral no sentido de afluírem, a partir do dia 23 do mês em curso, aos postos de registo, visando adquirir e actualizar o cartão eleitoral, que o habilita a exercer o seu direito de voto e de cidadania nas eleições gerais de 2022.

O governador garantiu estarem criadas todas as condições, quer humanas quer logísticas, para que o processo decorra sem constrangi­mentos a nível da província.

O reverendo da Igreja Metodista Unida Central do Cuito, Benjamin Vunda, su-blinhou ser papel permanente da igreja trabalhar não só na moralizaçã­o da sociedade como também na conservaçã­o dos bens públicos, por intermédio da promoção do diálogo com os filhos e crentes.

Participar­am no culto os membros do Governo local, assim como jovens vindo das províncias do Namibe, Moxico, Lunda Norte e Sul, Cuando Cubango, Malanje e Bié.

 ?? JOÃO CONSTANTIN­O | CUITO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador do Bié quando procedia a inauguraçã­o de um dos empreendim­entos sociais
JOÃO CONSTANTIN­O | CUITO | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador do Bié quando procedia a inauguraçã­o de um dos empreendim­entos sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola