Jornal de Angola

País exporta 1.662 toneladas de café

-

Angola exportou, na campanha de 2020, cerca de 27.701 sacos de 60 quilograma­s de café, equivalent­es a 1.662 toneladas (1,6 milhões de quilograma­s) e que representa­m 27,47 por cento da produção, segundo dados do Instituto Nacional do Café (INCA).

Bonifácio Francisco adiantou também que as províncias do Uíge com 45,67 por cento e o Cuanza-sul, com 41,33 por cento dominam a produção cefeícola do país

Os principais países de destino foram Portugal. Espanha e Líbano.

Na entrevista que concedeu ao Jornal de Econonia & Finanças, da última sextafeira, o director-geral do Instituto Nacional do Café (INCA), Bonifácio Francisco, disse que estão controlado­s pela instituiçã­o 11 empresário­s dedicados ao cultivo do grão, entre os quais destacam-se as empresas Agrolíder, Vissolela, MCA-AGRO, Boa Esperança e a Topoagro.

Adiantou também que as províncias do Uíge com 45,67 por cento e o Cuanza-sul, com 41,33 por cento dominam a produção cefeícola do país.

Colheitas

Em 2020, adiantou Bonifácio Francisco, a campanha produziu uma colheita de 6.050 toneladas. Para 2021, estimase que a safra seja inferior, prevendo-se 5.300 toneladas de produção em função da redução dos envolvidos.

Um outro dado avançado pelo director do INCA é de que se pretende produzir de forma generativa e vegetativa mais de 400 milhões de mudas de cafeeiro arábica e robusta, permitindo-se assim um aumento das áreas de cultivo com plantas altamente produtivas face a introdução de variedades melhordas.

Quanto aos preços e a situação dos mercados interno e externo, Bonifácio Francisco fez saber que no mercado internacio­nal, a tonelada de café está acima dos dois mil dólares, valendo o saco de 60 quilos (kg) cerca de 125,760 dólares.

Em relação às associaçõe­s e associados, admite ser o café uma cultura conduzida por famílias de forma separada e por empresas particular­es.

“Neste preciso momento, o INCA tem sob seu controlo cerca de 16.047 produtores de café que atendem aproximada­mente 43.600 hectares de cafezal nas 10 províncias. Estas pequenas e médias exploraçõe­s familiares tradiciona­is constituem mais de 90 por cento dos produtores”, detalhou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola