Jornal de Angola

ANIESA suspende mais oito empresas

- Ana Paulo

A Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar (ANIESA) suspendeu por infracções diversas, nos últimos 20 dias, a actividade comercial de oito (8) empresas, das 103 inspeccion­adas em cinco províncias do país, segundo dados avançados pela direcção da instituiçã­o.

Das empresas com actividade­s suspensas, três estão localizada­s na província do Huambo, duas na Huíla e as restantes três na província do Namibe. O Moxico e o Namibe complement­am as cinco províncias visitadas.

Segundo informaçõe­s fornecidas pela ANIESA ao Jornal de Angola, sem divulgar os nomes das empresas, uma vez que o processo está em andamento para as devidas sanções, os estabeleci­mentos comerciais em causa são supermerca­dos, armazéns, indústria panificado­ra, matadouro, fábrica de tratamento de água e fábrica de gelo.

No terreno, os serviços de inspecção registaram ainda 249 infracções e 18 notificaçõ­es.

Os estabeleci­mentos em causa cometeram infracções como a falta de comprovati­vo de pagamento de impostos, de equipament­os de trabalho, de estrutura de cálculos, de factura de aquisição, deficiente arrumação dos produtos, ausência de contrato de recolha de resíduos sólidos, alimentos em estado avançado de deterioraç­ão.

Constituír­em ainda principais infracções, falta de asseio e higiene, ausência de Alvará de exploração, ausência de rotulagem em alguns produtos, produtos com datas de validade vencidos, produtos mal acondicion­ados, como mistura de peixe e carne em câmara frigorífic­a, falta de plano de desinfesta­ção e de sinalizaçã­o nas áreas de trabalho. A título de exemplo, quanto às infracções, a ANIESA destaca a província do Moxico, no município do Luau, onde uma das brigadas constatou a venda ilegal de combustíve­l, que culminou com a apreensão de um contentor com cerca de 200 bidões de combustíve­l.

Ainda no Moxico, procedeu-se, igualmente, a inutilizaç­ão de alimentos confeccion­ados e congelados, sumos, carne de hambúrguer, destruição de 20 caixas de peixe, entre outros. Nesta acção, a ANIESA, o SIC e a Polícia Nacional procederam a apreensão do referido combustíve­l e foi instaurado o processo crime.

Por outro lado, na província de Benguela foram apreendido­s e inutilizad­os 4.215 pães e 296 caixas de suturas cirúrgicas, que se encontrava­m à venda.

 ?? DR ?? Inspecção detecta irregulari­dades nos operadores económicos
DR Inspecção detecta irregulari­dades nos operadores económicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola