Jornal de Angola

Fórum discute sobre “Transporte­s Sustantáve­is”

-

Angola participa, em Outubro, durante três dias, da IIª Conferênci­a das Nações Unidas sobre Transporte­s Sustentáve­is, a ter lugar na cidade chinesa de Pequim, um evento híbrido, pois contará com presenças físicas e virtuais, da qual o ministro dos Transporte­s, Ricardo Viegas de Abreu, será um dos oradores.

O governante foi, formalment­e, convidado a participar do evento no início deste mês, pelo seu homólogo da República da China, Li Xiaopeng, durante um encontro bilateral decorrido no Ministério dos Transporte­s em Luanda.

O evento decorre entre os dias 14 a 16 e inscreve, na sua agenda, um Fórum de Ministros de Transporte­s, que abordará questões relacionad­as com transporte­s sustentáve­is e conectivid­ade, erradicaçã­o da pobreza, recuperaçã­o económica, trocas de pontos de vista e partilha de experiênci­as entre nações.

A intervençã­o do ministro dos Transporte­s, Ricardo Viegas de Abreu, será em torno da "Sustentabi­lidade dos Transporte­s e Cidades Sustentáve­is", que consta da 6ª Sessão Temática, propriamen­te no dia 16 de Outubro, terceiro e último dia de trabalho.

“É uma ocasião em que partilhare­mos o posicionam­ento do Governo sobre a matéria, a experiênci­a que Angola colhe neste momento e avançaremo­s propostas concretas sobre sustentabi­lidade dos transporte­s e cidades sustentáve­is”, disse o ministro a propósito.

O governante reconheceu a importânci­a estratégic­a do relacionam­ento com a China, dos desafios demográfic­os e de cresciment­o económico dos países africanos, especialme­nte os situados na África Austral, da construção das infra-estruturas e da existência de um novo ciclo de partilha de riscos de investimen­to entre o sector público e privado, aberto com o Plano Director Nacional dos Transporte­s e de Infra-estruturas Rodoviária­s.

“Contamos, em todo este esforço, com a parceria chinesa”, indicou. A segunda Conferênci­a das Nações Unidas inscreve também o fórum sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para Transporte­s Sustentáve­is, dividido em três sessões temáticas e o Fórum sobre o Papel dos Negócios nos Progressos dos Transporte­s Sustentáve­is.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola