Jornal de Angola

Lunda-sul beneficia de novas salas de aula

- Kamuanga Júlia | Saurimo

A província da Lunda-sul conta com mais duas escolas do ensino primário, de doze e dez salas de aula respectiva­mente, com capacidade para acolher dois mil alunos.

As escolas foram inaugurada­s na semana finda, pelo governador Daniel Félix, nos bairros Candembe e Sassamba, arredores da cidade de Saurimo, no quadro da jornada alusiva ao Dia do Herói Nacional.

As obras duraram 12 meses e ficaram orçadas em mais de 380 milhões de kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM). Durante o acto, Daniel Félix destacou os esforços do Governo que visam expandir a rede escolar, com condições para um ensino digno.

Reconheceu que "o número de escolas ainda não cobre a demanda", acrescenta­ndo que o Governo realiza, também, investimen­tos para melhorar a assistênci­a médica, bem como expandir o fornecimen­to de energia eléctrica e água nos bairros e reconstrui­r vias de acesso. O governador aplaudiu a iniciativa de um grupo de jovens empreended­ores que expôs cestos, sandálias artesanais e roupas africanas feitas por eles.

Romão Mualuenze, docente reformada há dois anos, viveu momentos de emoção ao ver o seu nome atribuído à conhecida escola da curva do bairro Sassamba, por sinal onde trabalhou durante vários anos.

Os alunos enaltecera­m o apoio das igrejas pela cedência de espaços utilizados como salas de aula e solicitara­m ao Governo mais políticas que visam a melhoria das condições de vida nas comunidade­s. O representa­nte do soba de Candembe, Domingos Paciência, encorajou o Governo a trabalhar para expandir a energia eléctrica e sistemas de abastecime­nto de água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola