Jornal de Angola

Onda de frio atrapalha início da época balnear

Serviço de Protecção Civil e Bombeiros aconselha banhistas a respeitar as medidas de biossegura­nça, sobretudo o distanciam­ento físico e lavagem das mãos com água e sabão e aplicação de álcool gel, antes e depois de sair dos locais de acesso ao banho

- João Upale | Moçâmedes

A época balnear para este ano ainda é uma "miragem" nas praias de Moçâmedes, do Tômbwa e da Lucira , no Namibe, devido ao frio que se faz sentir na região.

Apesar de o Decreto Presidenci­al permitir, agora, que a partir do dia 15 do corrente mês se faça o uso das praias para natação e outras actividade­s de lazer, na Praia das Miragens, por exemplo, bem ao lado da Marginal da cidade de Moçâmedes, ainda não se regista a presença de banhistas.

"Nem toda a gente está atenta quanto ao Decreto Presidenci­al que permite a abertura da época balnear, mas, ainda assim, acredito que, nos próximos dias, as praias registem maior presença de banhistas, apesar do frio", disse o José Domingos Cassinda, 18 anos.

Melita Esteves, 15 anos, disse à nossa reportagem que ainda teme pelo contágio da Covid-19, quando observa os ajuntament­os de pessoas. Fazer-se às praias ainda não é opção para si, a julgar pela propagação da doença.

Outra cidadã interpelad­a pelo Jornal de Angola é a funcionári­a pública Francisca Naukulua, que disse aguardar pelo sol abrasador para ir dar uns mergulhos.

Para Helena Soares, "ainda é muito cedo pensar em nadar, devido às baixas temperatur­as, mas já dá para ir relaxando e revisar matérias da escola, aproveitan­do o silêncio nos dias que houver fraco movimento de nadadores".

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros prevê abrir oficialmen­te a época balnear 2021 no próximo dia 22, com um olhar atento nas medidas de biossegura­nça, sobretudo o distanciam­ento físico, lavagem das mãos com água e sabão e aplicação de álcool gel, antes e depois de sair dos locais de acesso ao banho.

A orla marítima da província conta com 32 praias, das quais nove de acesso ao banho, 16 não acessíveis à natação, uma industrial e seis turísticas. A província do Namibe tem uma superfície de 57.091 quilómetro­s quadrados e uma linha de fronteira de 480 quilómetro­s. O clima é temperado, variando entre 17°C e 25°C, com maior influência da corrente fria de Benguela.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Praias de Moçâmedes, Tômbwa e Lucira ainda sem o número de banhistas que se registava antes da interdição devido à Covid-19
EDIÇÕES NOVEMBRO Praias de Moçâmedes, Tômbwa e Lucira ainda sem o número de banhistas que se registava antes da interdição devido à Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola