Jornal de Angola

Comunidade é envolvida na campanha de limpeza

- Alfredo Ferreira | Caxito

Pelo menos 500 pessoas estão envolvidas, desde sábado, na província do Bengo, na limpeza das zonas urbanas e periurbana­s com maior foco de lixo, a nível dos seis municípios que compõem a região, no âm-bito da campanha “Limpemos Angola”, que decorre, em todo o país, de 16 a 27 deste mês.

Na campanha, que a nível da província foi aberta pela governador­a Mara Quiosa, os mais de quinhentos cidadãos mobilizado­s, dos quais 300 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), vão, até ao próximo dia 27, actuar nas zonas da Açucareira, Porto Quipiri, Centralida­de do Capari, no Panguila e noutras localidade­s do interior da província, onde existem grandes quantidade­s de lixo.

Falando à imprensa, a directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Clementina Silva, reconheceu que o lixo é o principal causador de várias doenças e que, por esse motivo, o Executivo resolveu promover essa campanha de limpeza, para que o país apresente uma imagem mais digna.

Segundo o administra­dor municipal do Dande, dada a importânci­a da actividade, todos os munícipes estão mobilizado­s a participar na campanha de limpeza. Cândido Cadifete explicou que o município sede ainda não dispõe de um aterro sanitário, por esse motivo o lixo recolhido dos contentore­s espalhados em vários pontos da municipali­dade é depositado na zona dos Libongos, na comuna da Barra do Dande.

“Ainda não temos nenhum plano de construção de um aterro sanitário. Este tipo de projecto requer muitos fundos”, justificou.

Com mais de 60 mil habitantes, o bairro Panguila, no município do Dande, é a localidade da província do Bengo onde estão concentrad­os os maiores focos de lixo.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRI ?? Estão a ser priorizado­s os locais com grandes focos de lixo
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRI Estão a ser priorizado­s os locais com grandes focos de lixo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola