Jornal de Angola

Turquia alerta para nova onda de migração

-

O presidente do Parlamento da Turquia, Mustafa Sentop, disse, ontem, que o seu país não pode receber mais imigrantes e considera “inevitável” uma nova onda migratória, enquanto a União Europeia “não cumprir as promessas”.

Em entrevista escrita à agência EFE, por ocasião de uma visita oficial a Madrid, Espanha, Sentop aponta como “irresponsá­vel e contrária à razão e à justiça” a sugestão de alguns políticos europeus de que uma futura onda de refugiados afegãos permaneça na Turquia, em vez de se mudar para a União Europeia (UE).

“Enquanto a UE não cumprir as suas promessas e não tomar as iniciativa­s humanitári­as necessária­s, a onda de migração não pode ser evitada. A Turquia não pode acolher mais migrantes. Todos têm de assumir a sua quotaparte de responsabi­lidade”, disse o presidente do Parlamento turco.

Durante a visita de três dias à capital espanhola, Mustafa Sentop vai reunir-se com o presidente do Congresso, Meritxell Batet, e com o presidente do Senado, Ander Gil, entre outros políticos espanhóis.

Mustafa Sentop, 53 anos, é, desde 2011, deputado do partido islâmico conservado­r AKP, fundado pelo actual Presidente turco Recep Erdogan.

Na entrevista à EFE, o presidente do Parlamento turco garante que Ancara conta com Madrid nos seus esforços para integrar a UE, assegurand­o que “o apoio espanhol é muito importante perante os países que têm um preconceit­o contra a Turquia”.

“Ultimament­e, as nossas relações com a UE não estão a progredir como desejávamo­s”, admitiu Sentop, observando que “os problemas surgem do lado da UE”.

 ?? DR ?? Migrantes de vários países buscam asilo na Turquia
DR Migrantes de vários países buscam asilo na Turquia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola