Jornal de Angola

VALORIZAÇíO DO TALENTO

“Angola te Espera” conquista Festival da Canção Patriótica

- Analtino Santos

“Angola te Espera” é o título da música vencedora da I edição do Festival Nacional da Canção Patriótica, interpreta­da por Obadias Correia, durante a gala do Dia do Herói Nacional, numa iniciativa do Grupo Boa Vida e do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

O ministro da Cultura, Jomo Fortunato, que fez a entrega do prémio ao vencedor, disse estar satisfeito pela qualidade dos temas e a entrega dos participan­tes. O ministério, destacou, está aberto a parcerias idênticas, em especial as que enaltecem valores essenciais à valorizaçã­o da cultura e da identidade nacional, como o patriotism­o.

O segundo lugar ficou com Bruno de Sousa, com “Bons dias Virão”, enquanto o terceiro foi para Solange Candinho, com o tema “Paz e Amor”. Ao vencedor foi atribuído o prémio de dois milhões de kwanzas. O segundo classifica­do recebeu um milhão de kz. O terceiro levou para casa 500 mil kz.

Os vencedores, todos de Luanda, foram agraciados após a avaliação do júri, presidido pelo músico Carlos Lamartine, em que faziam parte Euclides da Lomba, Margareth do Rosário, Fábio Dance e Clethus.

Ao vencedor, a organizaçã­o garante ainda a gravação de um CD, assim como de um vídeo promociona­l. No final, Obadias Correia disse que dedica o prémio à noiva, à igreja Tocoísta no Mundo e à Polícia Nacional, “onde aprendi muito sobre patriotism­o”.

O presidente do Grupo Boa Vida, Tomasz Dowbor, informou que com o festival, a empresa pretende ajudar a resgatar e dar mais simbolismo à palavra patriotism­o, através da promoção das artes e incentivo a descoberta e projecção de novos talentos. O responsáve­l informou que esperam realizar o festival com uma periodicid­ade anual.

A gala teve a participaç­ão de concorrent­es de outras províncias, com realce para a Lunda Norte, Cabinda, Namibe, Hu-ambo, Cuando Cubango e Huíla. Entre os nomes de destaque constam os de Rui Tomas, que cantou “Mais Angola”, Miro Shine, com “Mendigo”, Fatimata Ba, com “Pátria”, Zander Kipuco, com “Filho desta Pátria”, Joana Carneiro, com “Angola vai crescer”, e o Trio EBD, com a canção “Mulher angolana” .

A I edição do festival contou, também, com outros candidatos de Luanda, como Mário Freitas, que interpreto­u “Mais Angola”, Fernando Fuxi, com “11 de Novembro”, Jacinto André, com “Corre atrás dos teus sonhos”, Maria Faustino, com “Valorize os seus pais”, e Lusa, com “Somos Angola”.

O festival começou ao som do ritmo tradiciona­l do sul de Angola, com o grupo Os Vindjomba, seguidos da actuação de Moniz de Almeida, com “Minha Viola”, e a exibição de um vídeo de Jennifer Tavares, intérprete de “Nova Angola”.

 ??  ??
 ?? DR ?? Vencedor recebeu das mãos de Jomo Fortunato um prémio no valor de dois milhões de Kwanzas
DR Vencedor recebeu das mãos de Jomo Fortunato um prémio no valor de dois milhões de Kwanzas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola