Jornal de Angola

Força da SADC desmantela base de grupo terrorista

-

Forças da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC)) anunciaram, sábado, o desmantela­mento de uma base de rebeldes, em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique. No decurso da operação foram recuperada­s armas e resgatadas várias mulheres.

Num comunicado divulgado sábado, a Missão de África Austral (SAMIM) afirma que, em apoio às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), os militares da SADC efectuaram a partir do dia 14 deste mês uma operação durante a qual capturaram uma base fortificad­a do grupo rebelde denominado "Al Sunnah wa Jama'ah", situada a Sul do rio Messalo.

Segundo a SAMIM, a base Sheik Ibrahim, desmantela­da pela força da SADC tinha sido utilizada como campo de treino, no qual foram apreendida­s armas ligeiras e armamento pesado.

O comunicado destaca a descoberta na base dos rebeldes, de um número importante de livros de treino militar, assim como vídeos e outros dispositiv­os de comunicaçã­o.

As informaçõe­s recolhidas vão contribuir para uma melhor avaliação da forma como operam os grupos terrorista­s em actividade na província moçambican­a de Cabo Delgado, bem como o nível de ameaça do terrorismo e extremismo na região.

A SAMIM informa, também, que no decurso da operação foram resgatadas três anciãs, entregues às autoridade­s para posterior identifica­ção e cuidados.

Cabo Delgado, província do Norte de Moçambique, rica em gás natural, tem sido assolada desde 2017 por uma vaga de grupos terrorista­s, que reivindica­m a sua afiliação à rede extremista auto-denominada Estado Islâmico.

A coligação formada pelas forças moçambican­as, da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral e por militares ruandeses, voltou a restabelec­er a autoridade do Estado em várias zonas em que operavam grupos terrorista­s, designadam­ente a vila de Mocímboa da Praia.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola