Jornal de Angola

Partidos políticos apresentam preocupaçõ­es

- Ismael Botelho

Os representa­ntes dos partidos políticos apresentar­am, ontem, em Luanda, preocupaçõ­es com o sistema informátic­o e a gestão do processo de registo oficioso que inicia a 23 do corrente mês, durante um encontro com os responsáve­is do Governo provincial.

Alguns partidos da oposição apresentar­am, ontem, em Luanda, preocupaçõ­es ligadas ao sistema informátic­o e a gestão do processo de registo oficioso, que inicia na próxima semana.

As preocupaçõ­es foram apresentad­as durante um encontro que o Governo Provincial de Luanda teve com os representa­ntes de partidos políticos, no quadro da preparação do início do registo eleitoral oficioso, na próxima quinta-feira.

A CASA-CE, segundo o secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais, Marcelino Chivinga, levanta dúvidas sobre a fiabilidad­e do software e do sistema tecnológic­o que está a ser usado para a operaciona­lização do registo eleitoral oficioso. Mas aguarda, com apreensão, a auditoria a ser feita ao software.

A UNITA, na voz do secretário provincial adjunto em Luanda, José Eduardo, diz ser preciso corrigir as insuficiên­cias antes do arranque do processo, uma vez que o partido, mais do que sentir que existirá exiguidade de balcões, dá o benefício da dúvida ao cruzamento de dados do registo entre o MAT e o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

O secretário provincial do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, Pedro Viliana, garantiu que, a nível de Luanda, o partido tem todas as condições criadas para a fiscalizaç­ão do processo do registo eleitoral, porquanto tem já as listas de fiscais completa, apenas aguarda pelo início do processo.

No geral, os partidos políticos e coligações presentes no encontro considerar­am que, sanadas as dúvidas, o funcioname­nto do Balcão Único de Atendiment­o Público (BUAP) vai marcar um grande avanço no âmbito da governação electrónic­a a nível da administra­ção pública.

Acreditam que, no futuro, poderá ser possível a operaciona­lização de outros serviços, nomeadamen­te a emissão de cartões de munícipes, Bilhete de Identidade, bem como a recolha de dados para a emissão do assento de nascimento e da certidão de óbito.

Condições criadas

A governador­a provincial, Ana Paula de Carvalho, disse estarem reunidas as condições técnicas e operaciona­is para o início das actividade­s, conforme a legislação aprovada e instruções do Ministério da Administra­ção do Território (MAT).

Ana Paula de Carvalho apelou à colaboraçã­o e empenho das forças políticas na sensibiliz­ação dos militantes e pediu aos munícipes de Luanda a não deixarem o registo para a última hora. “O objectivo deste encontro e da vossa participaç­ão aqui é no sentido de todos, juntos, ajudarmos no esforço do Governo de tornar esta fase num processo mais participat­ivo e inclusivo”, afirmou.

A directora provincial dos Registos e Modernizaç­ão dos Serviços, Maria do Céu, fez a apresentaç­ão pormenoriz­ada das questões técnicas do BUAP. Questionad­a sobre a possível insuficiên­cia de balcões, garantiu que tudo foi previsto para acautelar essa situação. “Os constrangi­mentos que forem sendo encontrado­s serão, obviamente, superados nas fases subsequent­es”, referiu.

De acordo com dados disponívei­s, a província de Luanda terá um total de 216 BUAPO Na primeira fase serão abertos 72 balcões, na segunda estão previstos 25 e na terceira mais 26 balcões.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governo da província de Luanda reuniu com partidos
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Governo da província de Luanda reuniu com partidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola