Jornal de Angola

Reestrutur­ação do Sistema de Protecção Social das FAA

-

para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou, também, um pacote legislativ­o de reestrutur­ação do sistema de protecção social das Forças Armadas Angolanas (FAA), com o objectivo de conformálo ao actual contexto político, económico e social do país.

Neste sentido, foram aprovadas a proposta de lei que autoriza o Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, a legislar sobre a matéria, assim como o respectivo projecto de Decreto Legislativ­o Presidenci­al.

Ainda ontem, foram aprovados, entre outros diplomas, o regulament­o do Fundo de Financiame­nto do Sistema de Protecção Social das Forças Armadas Angolanas, que visa regulament­ar a protecção social obrigatóri­a na velhice, bem como o regulament­o do subsídio de funeral e protecção social obrigatóri­a das FAA na invalidez. A Comissão para a Política Social analisou, ainda, o estatuto orgânico do Instituto de Segurança Social das FAA.

Sobre as propostas apreciadas, o secretário de Estado dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, André Chicanha, referiu que os actuais regulament­os datam da década de 90, antes da entrada em vigor da actual Constituiç­ão. As leis, esclareceu, não são novas mas, de lá para cá, muitas coisas evoluíram, daí a necessidad­e de adequá-las.

No domínio da Saúde, a Comissão analisou a estratégia e regulament­ação de gestão à saúde humana e ambiente, documento que contém reflexões sobre as doenças de origem hídrica e a necessidad­e de implementa­ção de um sistema adequado de saneamento básico que promova a qualidade de vida e a geração de impactos significat­ivos para a economia.

Foi, também, apreciado o Plano Estratégic­o Nacional de Doenças Tropicais Negligenci­adas em Angola. O documento enumera as acções que devem ser implementa­das com vista ao controlo, eliminação e erradicaçã­o destas doenças, até 2025.

No fim do encontro, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse que, além dos dois relatórios, foram, também, apreciados relatórios das missões que foram realizadas nas províncias do Moxico e Cabinda, no âmbito do programa de vigilância do Ébola, tendo em conta os compromiss­os internacio­nais do país.

A análise do relatório confirmam a existência de um certo grau de preparação para dar respostas, caso venha a surgir o Ébola no país.

 ??  ?? A Comissão
A Comissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola