Jornal de Angola

Ordem defende tributação da actividade de advocacia

- Arão Martins | Lubango

O vice-presidente do Conselho da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) na Huíla, José Carmona, defendeu, ontem, na cidade do Lubango, o pagamento de impostos sobre os rendimento­s decorrente­s da actividade de advocacia.

José Carmona dissertava na palestra sobre “ética e deontologi­a profission­al do advogado, tendo sempre presente a função social, dignidade e prestígio da profissão”, que marcou as comemoraçõ­es do 25º aniversári­o da constituiç­ão da OAA, assinalado ontem. O causídico disse que o Conselho Provincial da OAA pretende que todos os advogados, nos termos da lei, contribuam para as despesas públicas, como um dever de cidadania.

Para melhor abordagem dos assuntos relativos ao pagamento dos impostos, o Conselho Provincial da OAA na Huíla promoveu debates sobre a problemáti­ca dos impostos que são devidos pelo exercício da advocacia.

“O Conselho vai continuar a cooperar com a Administra­ção Geral Tributária (AGT) para o cumpriment­o das obrigações fiscais dos cidadãos”, garantiu José Carmona, que considerou positivo o balanço da actividade da OAA ao longo dos 25 anos de existência. Carmona apontou como principais atribuiçõe­s da OAA na vida do país a defesa do Estado Democrátic­o e de Direito, dos direitos e liberdades fundamenta­is dos cidadãos, participaç­ão na boa administra­ção da justiça, e promoção do acesso à Justiça.

“O caminho percorrido não é fácil, os acidentes de percurso e as caminhadas trouxeram mais maturidade, força e vontade de trabalhar mais para o reforço da unidade, organizaçã­o e dignificaç­ão da classe", disse.

O jurista apelou a mais cooperação e unidade da classe, salientand­o que a actividade deve estar alinhada com os objectivos estratégic­os do Conselho Nacional da OAA. “A simbiose entre a ética, tolerância e unidade é que gera a cultura de cooperação entre todos, para uma OAA forte, actuante, e capaz de realizar a justiça, equidade e humanismo”, afirmou.

O Conselho Provincial da Huíla da Ordem dos Advogados de Angola tem registados 425 advogados, dos quais 240 estagiário­s.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? José Carmona falou sobre “ética e deontologi­a profission­al”
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA José Carmona falou sobre “ética e deontologi­a profission­al”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola