Jornal de Angola

Fraca adesão na entrega de listas dos partidos

Fernando Paixão, do Ministério da Administra­ção do Território, disse que, até sábado, apenas o MPLA e a UNITA estavam a proceder à entrega dos nomes dos seus fiscais

- Adelina Inácio

Até ao sábado, as administra­ções municipais registavam fraca adesão na entrega, pelos partidos políticos, das listas para credenciam­ernto dos fiscais que vão observar o processo do registo eleitoral oficioso, que tem início na próxima quinta-feira, afirmou, ao Jornal de Angola, o director nacional para o Registo Eleitoral Oficioso do Ministério da Administra­ção do Território.

Fernando Paixão lembrou que o processo para a entrega das listas foi aberto na quintafeir­a, mas a adesão dos partidos não tem sido boa.

Apenas o MPLA e a UNITA estão a proceder à entrega das lista dos fiscais dos partidos que, posteriorm­ente, serão objecto de credenciam­ento para que, a partir do dia 23, possam fiscalizar os actos do registo eleitoral.

Fernando Paixão trabalhou, sábado, no município do Cacuaco, onde confirmou que apenas os dois principais partidos do país fizeram a entrega da lista para o credenciam­ento dos fiscais.

“Os demais partidos, até agora, não entregaram as listas dos fiscais para efeito de credenciam­ento”, lamentou aquele responsáve­l, admitindo, entretanto, que ainda resta algum tempo para o inicio do processo do registo eleitoral.

Ainda assim, apelou aos partidos políticos a remeterem, nas administra­ções municipais, a lista dos fiscais que vão fiscalizar os actos do registo eleitoral nos Balcões Únicos de Atendiment­o ao Público (BUAP).

Lembrou que cada partido deve apenas credenciar dois fiscais por cada município, sendo que um é o titular e o outro o substituto, em caso de impediment­o do fiscal titular.

Explicou ainda que as listas dos fiscais devem fazerse acompanhar de duas fotografia­s tipo passe, copia do Bilhete de Identidade e do cartão de eleitor.

Fernando Paixão recomenda que os fiscais sejam residentes nos municípios sobre os quais pretendem trabalhar. Reafirmou que estão criadas todas as condições para o arranque, na próxima quinta-feira, do registo eleitoral oficio. No dia 23, sublinhou, 84 BUAP estarão abertos e a operaciona­lizarem todo o processo do registo eleitoral.

“Não há receio algum que, a nível dos municípios, comunas e distritos urbanos onde estão indicados como locais para funcioname­nto dos BUAP não possa ocorrer” o registo eleitoral, disse.

O secretário para os Assuntos Eleitorais da UNITA, Faustino Mumbika, adiantou que o partido tinha o mapeamento de todos os postos de registos, razão pela qual estava em condições de fazer a entrega das listas em todas as administra­ções municipais.

“A UNITA fez a entrega mas apenas algumas administra­ções receberam. As demais alegaram que (ainda) não tinham ordens”, disse. Mumbika informou que a UNITA recebeu, no sábado, do Ministério da Administra­ção do Território, o mapeamento e uma ficha para a inscrição dos fiscais.

O presidente da CASACE, Manuel Fernandes, afirmou que a coligação está a trabalhar no processo e terá o número bastante de fiscais para acompanhar o registo eleitoral.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Listas dos fiscais devem ser remetidas nas administra­ções municipais onde estarão os balcões
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Listas dos fiscais devem ser remetidas nas administra­ções municipais onde estarão os balcões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola