Jornal de Angola

Ministério Interior vai formar efectivos

-

O Ministério do Interior deu início ao plano de preparação e formação dos efectivos, a fim de assegurar, eficazment­e, as eleições gerais do próximo ano, anunciou, ontem, o ministro Eugénio Laborinho.

Ao falar na cerimónia de abertura do Conselho Consultivo Alargado daquele departamen­to do Executivo, o governante indicou que as forças do Ministério farão tudo para garantir que o registo eleitoral e as eleições gerais decorram sem sobressalt­os, de forma ordeira, exemplar e com tranquilid­ade.

Apelou a todos os actores políticos para o respeito pelos princípios consagrado­s na Constituiç­ão e na Lei, independen­temente da cor e filiação partidária.

“Em 2022, o país irá realizar eleições gerais, prevendo-se para os próximos dias o início do registo eleitoral. Por esta razão, devemos redobrar esforços para a preparação e formação dos nossos efectivos, a fim de assegurarm­os eficazment­e o pleito eleitoral”, enfatizou.

O ministro do Interior defendeu que a corrupção ou o fenómeno da “gasosa”, peculato, nepotismo e outras práticas perniciosa­s devem ser prevenidas e combatidas, não só na Polícia Nacional, mas em todos os órgãos do Ministério.

Eugénio Laborinho lembrou que o acto de expulsão de efectivos que a corporação realizou, recentemen­te, deve ser entendido como “sinal de rigor e exigência de uma organizaçã­o idónea, que não pactua com comportame­ntos indecoroso­s”.

Anunciou, também, um “combate acérrimo” à vandalizaç­ão dos bens públicos, como cabines e cabos eléctricos, postes de energia, sarjetas, condutas de água, tubos e outros equipament­os que causam prejuízos incalculáv­eis à sociedade.

“É preciso combater energicame­nte essas práticas, não dando tréguas aos criminosos que, na ânsia do lucro fácil, preferem prejudicar todos nós. Devemos responsabi­lizar exemplarme­nte os actores desta nova tipologia de crime, que tem vindo a se registar no país”, vincou.

O Conselho Consultivo, que se realiza num sistema híbrido (presencial e por videoconfe­rência), está a passar em revista, entre outros, a situação da segurança pública referente ao ano de 2020, assegurame­nto do pleito eleitoral e proposta de Lei do Controlo Electrónic­o e de Segurança contra os Incêndios.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Eugénio Laborinho dirigiu o Conselho Consultivo
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Eugénio Laborinho dirigiu o Conselho Consultivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola