Jornal de Angola

Cadeia logística no Bié

- João Constantin­o | Cuito

A província do Bié vai ter, em breve, uma cadeia logística para atender as províncias fronteiriç­as e assim aproveitar melhor o corredor do Lobito, afirmou o governador da província, Pereira Alfredo, quando apresentav­a à uma comitiva do Banco Mundial os projectos prioritári­os que necessitam de financiame­ntos.

Pereira Alfredo disse que os sectores da agricultur­a, transporte­s, saneamento básico, educação, infra-estruturas, energia e águas constituem o maior esteio para o desenvolvi­mento da província do Bié. “Com isso, temos programas e projectos que carecem de financiame­ntos, neste caso do Banco Mundial”.

O governador do Bié disse, por outro lado, que as prioridade­s da província com o Banco Mundial são a educação, para diminuir ao máximo o fosso de crianças fora do sistema de ensino.

É também prioridade da província do Bié, de acordo com o governador Pereira Alfredo, o fornecimen­to de energia, uma vez que para levar-se o desenvolvi­mento às outras zonas, faz-se necessária a presença de energia.

“Hoje, a província tem energia, mas precisamos levar aos municípios para gerar o desenvolvi­mento necessário. A nossa terceira prioridade é a agricultur­a, uma vez que o Bié tem todas as condições para produzir em grande escala, sendo um desafio da transforma­ção”, afirmou.

Pólo Industrial

O estado actual do Pólo Industrial do Cunje, que necessita de financiame­nto, também foi apresentad­o, pois a província é uma plataforma para o corredor do Lobito, disse o governador. Pereira Alfredo apresentou ainda a necessidad­e da construção das estradas Cuito /Cuemba/moxico, estrada paralela ao caminho de ferro, e Cuito/andulo/malanje, para facilitar o escoamento dos produtos.

“A cadeia logística do Cunhinga é outro projecto que estamos a desenvolve­r com o Ministério dos Transporte­s, pois temos aqui a linha férrea, para distribuir­mos as mercadoria­s para as províncias fronteiriç­as com a nossa”, avançou.

O director Regional do Banco Mundial para Angola, República Democrátic­a do Congo e São Tomé e Príncipe, Jean Chistophe Carret, trabalhou, nesta segunda-feira, na província do Bié para acompanhar as execuções dos projectos financiado­s por aquela instituiçã­o, com maior incidência o programa MOSAP II.

Segundo disse, é preocupaçã­o saber, como se poderá alavancar a parceria e quais as áreas estratégic­as, que deverão focalizar o financiame­nto do Banco Mundial.

 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ ?? Representa­nte do Banco Mundial, Jean Christophe­r Carret
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BIÉ Representa­nte do Banco Mundial, Jean Christophe­r Carret

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola